Dois astronautas chineses completaram uma caminhada espacial de nove horas na terça-feira (17), superando o recorde dos Estados Unidos , que durava desde 2001. O feito é mais um marco no ambicioso programa espacial do país.
Os astronautas Cai Xuzhe e Song Lingdong , da missão Shenzhou-19 , realizaram a caminhada espacial, conhecida como atividade extraveicular, encerrando a operação pouco antes das 22h (horário de Pequim), segundo informações da Agência Espacial Tripulada da China .
O recorde anterior de oito horas e 56 minutos foi estabelecido pelos astronautas americanos James Voss e Susan Helms em 12 de março de 2001, conforme dados da Nasa.
Expansão no setor espacial
A China tem investido intensamente para se consolidar como uma potência no espaço, disputando protagonismo com países como os Estados Unidos, em busca de avanços científicos e estratégicos.
Nos últimos anos, o país realizou missões lunares robóticas de alta complexidade, incluindo o retorno de amostras do lado oculto da Lua. Além disso, o programa espacial chinês mira um pouso tripulado na Lua até 2030, tendo revelado recentemente trajes espaciais desenvolvidos para essa missão.