Tutancâmon foi um jovem faraó do antigo Egito
El Pais/Reprodução
Tutancâmon foi um jovem faraó do antigo Egito


Um aspecto esquecido da máscara de Tutancâmon pode mudar o que se sabe sobre o jovem faraó egípcio . A professora de egiptologia Joann Fletcher afirmou que existem alguns detalhes esquecidos sobre Tutancâmon que podem ajudar a explicar sobre o governante e também sobre sua morte.

Para Fletcher, é importante se aprofundar na história de Tutancâmon . "A máscara de Tutancâmon simboliza o antigo Egito , muito familiar, mas, como muitos de seus tesouros, guarda um segredo de longa data”, contou a professora, que examinou detalhadamente os registros sobre o sepultamento do faraó.

Ao analisar os negativos originais das fotos tiradas pelo fotógrafo Howard Center em cada estágio da escavação, que durou 10 anos, Fletcher afirmou ser possível revelar o sepultamento de Tutancâmon de “uma forma normalmente não vista”.

Detalhe na máscara mortuária

Para a professora, um detalhe sobre a máscara muitas vezes passou despercebido e gerou diferentes teorias sobre a morte de Tutancâmon. “Pesquisas recentes se concentraram em uma característica há muito esquecida – as orelhas furadas. Foi questionado se a máscara foi feita originalmente para outra pessoa; pesquisas sugerem que Tutancâmon não teria usado brincos além da infância”, explicou Joann Fletcher.

Fletcher acredita que isso prova que a máscara inicialmente foi feita para outra pessoa e que isso pode significar que o faraó morreu em circunstâncias diferentes. "Aos 20 anos, quando ele morreu, ele não teria sido retratado com orelhas furadas", argumentou.

Arqueólogos já afirmaram que manchas de tinta na parede sugeriram que ela não havia secado completamente quando a tumba foi selada, além de questionarem o tamanho pequeno do local para o corpo. A agilidade para realizar o sepultamento fortaleceu a ideia de que ele tenha sido assassinado.

Conflito de ideias

A maioria dos historiadores levanta dúvidas sobre esse cenário. Muitos acreditam que o faraó morreu de alguma doença. Acredita-se que ele sofria de uma série de problemas de saúde, incluindo pé torto, “fenda palatina”, doença óssea e escoliose.


"Esta máscara não foi feita para um faraó adulto do sexo masculino. Quando o ouro foi comparado, descobriram que o rosto é feito de um ouro completamente diferente do resto”, contou Fletcher.

"Evidências de soldagem são claramente visíveis na máscara. Agora parece que o próprio rosto de Tutancâmon foi efetivamente enxertado na máscara do governante anterior. Ele pode ter tido orelhas furadas, pode ter sido uma mulher, pode muito bem ter sido Nefertiti, [a mãe de Tutancâmon]”, acrescentou a professora. O túmulo ou o corpo da Rainha Nefertiti nunca foram descobertos.

** Formado em jornalismo pela UFF, em quatro anos de experiência já escreveu sobre aplicativos, política, setor ferroviário, economia, educação, animais, esportes e saúde. Repórter de Último Segundo no iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!