Nossa galáxia tem buraco negro gigante no centro; Terra pode ser sugada por ele?

Um grande buraco negro está no centro da Via Láctea - mas qual a chance do planeta Terra acabar no centro dele?

Nasa mostra distâncias do sistema solar para buraco negro Sagitário A*
Foto: Nasa
Nasa mostra distâncias do sistema solar para buraco negro Sagitário A*


A Via Láctea , nossa  galáxia , tem um grande buraco negro enorme bem no centro. Sagitário A* é uma das maiores descobertas da astronomia. Mas, por estar tão próximo de casa, fica o temor: será que ele não pode “engolir” nossa galáxia?

Mais sobre buraco negro na Via Láctea

O Sagitário A* é gigantesco. Estima-se que a massa dele é de 4,3 milhões de vezes a do Sol. e ele mede 23,5 milhões de quilômetros de diâmetro. É enorme - mas muito pequeno, comparado a Via Láctea .

Ele é perigoso?

Embora grande, o buraco negro Sagitário A* não é perigoso. Ele está dormente e não deve “sugar” toda a Via Láctea .

Na verdade, boa parte das galáxias espirais e elípticas têm um buraco negro no centro. Estima-se que ele cria a órbita da galáxia, mas a maioria costuma ser dormente. Ocasionalmente, absorve algo de matéria e emite raios-X detectáveis. 

Mas a Terra está muito longe do Sagitário A* e não chegará perto o suficiente para ser absorvida. Na verdade, se a distância que temos entre ele fosse igual a que temos do sol, ainda não seria suficiente. 

Pelo buraco negro estar adormecido, seria necessário praticamente um choque direto com esse buraco para ser absorvido. Não se acredita que, nos próximos 4 bilhões de ano, a Terra vá ser “comida” por um deles!