Japão se torna o 5º país do mundo a pousar na Lua em missão histórica

Expectativas da agência espacial japonesa eram altas em relação ao pouso lunar de alta precisão almejado pelo país

Simulação de pouso lunar do explorador SLIM
Foto: Reprodução / X
Simulação de pouso lunar do explorador SLIM

Nesta sexta-feira (19), em uma missão histórica, o  Japão conseguiu pousar uma sonda não-tripulada na Lua. Com isso, o país se tornou a quinta nação do mundo a conseguir o feito. Antes disso, somente os Estados Unidos, a  União Soviética,China e a  Índia tinham alcançado o marco.

A sonda SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a  Lua, na sigla em inglês) pousou por volta das 12h20 do horário de Brasília em superfície lunar, de acordo com a agência espacial japonesa Jaxa. A agência ainda está confirmando a conexão com o módulo lunar.

As expectativas da Jaxa em relação ao pouso eram altas, já que a missão vai determinar a capacidade do país de realizar um pouso na Lua de alta performance.

O módulo tinha o objetivo de conseguir fazer o "pouso mais preciso" até o momento já feito em superfície lunar. Ele foi apelidado de Moon Sniper (Atirador Lunar, em tradução livre).

Embora o pouso tenha sido, aparentemente, bem-sucedido, a agência espacial vai levar cerca de um mês para verificar se o SLIM conseguiu alcançar os objetivos com alta precisão.

A chegada na Lua estava programada para acontecer na cratera Shioli, perto do equador do nosso satélite natural. Caso a missão tenha dado certo, este será um marco importante para o Japão, já que pousar em superfície lunar já é uma tarefa difícil, ainda mais com tanta precisão.

A expectativa da Jaxa era que o pouso ocorresse em um local com apenas 100 metros de diâmetro, em uma região próxima de encostas. Pousos mais convencionais têm precisão de poucos a dezenas de quilômetros, o que pode limitar a exploração em locais específicos.

Antes do pouso, a agência emitiu um comunicado afirmando que "o sucesso dessa missão assinalaria a transição de uma era de 'aterrissar onde pudermos' para uma era de 'aterrissar onde quisermos' em futuras missões lunares".

O SLIM tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. 

Esta foi a primeira tentativa do Estado japonês de conduzir uma alunissagem (termo usado para se referir a pouso lunar). Entre 2007 e 2009, o país realizou uma missão orbital bem-sucedida de mapeamento lunar com a espaçonave Selene (ou Kaguya).

Essa, contudo, não é a primeira tentativa japonesa de pousar na Lua: em abril do ano passado, a empresa privada  Ispace falhou na tentativa de chegar à superfície lunar, através de seu módulo Hakuto-R Mission 1 (M1). A espaçonave foi lançada em dezembro de 2022, no Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete SpaceX , e completou 8 dos 10 objetivos da missão. A empresa concluiu que a nave provavelmente caiu na superfície da Lua.