Astronautas chegam à estação espacial a bordo da cápsula da SpaceX; assista
Acoplamento teve início às 6h08 deste sábado (24), segundo a Nasa; tripulação é a primeira enviada ao espaço por um foguete reciclado de um voo anterior
Uma equipe de quatro astronautas chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado, a bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour, da empresa SpaceX, informou a Nasa, agência espacial americana. Essa foi a primeira tripulação enviada ao espaço por um foguete reciclado de um voo espacial anterior.
A cápsula Endeavour , também fazendo seu segundo voo, foi lançada ao espaço na sexta-feira no topo do foguete SpaceX Falcon 9, do Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida. A SpaceX é a empresa de foguetes comerciais de Elon Musk.
A primeira fase do acoplamento ao complexo da estação espacial teve início às 6h08 (Horário de Brasília), enquanto a nave voava 425 quilômetros acima do Oceano Índico, informou a Nasa.
Soft capture confirmed! At 5:08am ET (9:08 UT), Crew Dragon Endeavour arrived at the @Space_Station for the second time in its history. Next, the capture hooks will connect the spacecraft to the orbiting laboratory. pic.twitter.com/VdX8VPHeOH
— NASA (@NASA) April 24, 2021
A segunda ocorreu 10 minutos depois, quando 12 ganchos foram conectados com segurança entre a Endeavour e a porta da ISS. "Captura completa, bem-vinda Crew-2 ", disse a comandante da ISS, a astronauta Shannon Walker, dos Estados Unidos.
"Obrigado Shannon, estamos felizes por estar aqui, veremos todos vocês em alguns minutos", respondeu o comandante da Endeavour, seu compatriota Shane Kimbrough.
"Endeavour arriving!" Welcome to the @Space_Station , Crew-2!
— NASA (@NASA) April 24, 2021
Their arrival means there are now 11 humans aboard our orbiting laboratory, a number not seen since the space shuttle era. Hugs abound. pic.twitter.com/uSwW3JFl6K
Em seguida, o vestíbulo entre a cápsula e a estação começou a ser pressurizado para que as escotilhas da Endeavour e do laboratório orbital possam ser abertas. Uma cerimônia de boas-vindas é esperada para 8h45.
A bordo estava a equipe formada por dois astronautas da Nasa — o comandante da missão Shane Kimbrough, de 53 anos, e a piloto Megan McArthur, de 49 anos — junto com o astronauta japonês Akihiko Hoshide, de 52, e o especialista em missões Thomas Pesquet, de 43, um engenheiro francês da Agência Espacial Europeia.
A missão, chamada de Crew-2 , marca a segunda equipe de estação espacial operacional a ser lançada pela Nasa desde que os EUA retomaram o voo de astronautas para o espaço partindo de solo americano no ano passado, após um hiato de nove anos. É também o terceiro voo tripulado lançado em órbita sob a parceria público-privada da Nasa com a SpaceX .