Criança encontra fóssil de 488 milhões de anos ao procurar minhocas no jardim

Segundo a família, a área em que vivem, no centro da Inglaterra, não é conhecida por seus fósseis, apesar de possuir muita argila natural no jardim onde os fósseis foram encontrado

Foto: Foto: Reprodução/Internet
Siddak Singh Jhamat, um garoto de seis anos morador na cidade de Walsall, no Reino Unido, encontrou um fóssil que pode ter 488 milhões de anos de idade

Uma criança de seis anos encontrou um fóssil que pode ter 488 milhões de anos ao procurar minhocas em seu jardim. O caso aconteceu na cidade de Walsall, na Inglaterra. As informações são do jornal The Guardian.

O menino descobriu encontrou restos de um coral do Paleozoico, período remoto em que o território britânico estava todo debaixo d´agua.

Segundo seu pai, Vish Singh, o garoto Siddak Singh Jhamat encontrou no jardim um coral junto com pedaços menores, e no dia seguinte foi cavar novamente, descobrindo um bloco de areia congelado. "Havia ali um monte de pequenos moluscos e conchas, e algo chamado crinoide, parecido com um tentáculo de lula, por isso é uma coisa bem pré-histórica", informou.

"Eu estava simplesmente procurando por minhocas e coisas como cerâmica e tijolos, e encontrei esta rocha que se parecia um pouco com um chifre, e pensei que poderia ser um dente, uma garra ou um chifre, mas na verdade era um pedaço de coral que é chamado de coral rugoso", relatou o menino.

Com a ajuda de exploradores de fósseis  na internet, Singh descobriu que se tratava provavelmente de um coral rugoso, que teria entre 251 milhões e 488 milhões de anos, pertencente ao período Paleozoico. "Naquela época, a Inglaterra fazia parte do Pangea, um grupo de continentes. A Inglaterra também estava debaixo d'água", explicou Vish Singh, que gostaria de entregar a descoberta ao Museu de Geologia da Universidade de Birmingham, Reino Unido, para um estudo mais aprofundado.


A família explica que a área em que vivem, no centro da Inglaterra, não é conhecida por seus fósseis, apesar de possuir muita argila natural no jardim onde os fósseis foram encontrados.

Fonte: The Guardian