Supostamente extinta%2C aranha incomum surge em campo militar no Reino Unido
Foto: SURREY WILDLIFE TRUST / MIKE WAITE
Supostamente extinta, aranha incomum surge em campo militar no Reino Unido

Uma das maiores aranhas da Inglaterra foi encontrada em um campo de treinamento do Ministério da Defesa britânico; a espécie não era vista há 27 anos.

A espécie é nativa do Reino Unido e foi encontrada pela primeira vez há 120 anos. Classificada "criticamente ameaçada" pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN Red List), o aracnídeo pertence à espécie Alopecosa fabrilis, popularmente conhecida como Grande Aranha-Raposa (em tradução livre do inglês, Great Fox-Spider).

Segundo o Surrey Wildlife Trust, essas aranhas vivem no solo e têm hábitos noturnos. Por isso, para tentar encontrá-las, o ecologista Mike Waite passou muitas horas dos últimos dois anos caminhando com uma tocha durante a noite.

A fêmea media 55 milímetros de diâmetro, incluindo suas pernas. “Estou naturalmente nas nuvens por ter finalmente provado que a Grande Aranha-Raposa continua existindo no Reino Unido”, comentou Waite, em nota.

A espécie é um das maiores da família da aranhas-lobo Lycosidae, que não usam teias de aranha para capturar suas presas. As presas, incluindo insetos como besouros, formigas e pequenas aranhas, são imobilizadas após o predador injetar seu veneno.

"Esta criatura de aspecto formidável é impressionante, perfeitamente camuflada e também em grande parte noturna e, para seu tamanho, tem sido notavelmente esquiva", declarou Waite.

    Veja Também

      Mostrar mais