Modelo 3D mostra detalhes da anatomia do Sars-Cov-2
Reprodução/Visual Science
Modelo 3D mostra detalhes da anatomia do Sars-Cov-2

Desde o início da pandemia do Covid-19, pesquisadores e cientistas tentam conhecer mais sobre a estrutura molecular do vírus e avançar nas buscas de remédios e vacinas. Agora, com a ajuda de um preciso e detalhado modelo em 3D produzido por um estúdio de animação, este processo será facilitado.

Leia também: 'Carta branca' para atos irregulares, dizem especialistas sobre MP de Bolsonaro

O vídeo, que mostra as estruturas moleculares do novo coronavírus (Sars-Cov-2) ampliadas e coloridas, foi desenvolvido e disponibilizado pelo estúdio Visual Science, especializado em animações biomédicas e que já havia realizado modelos semelhantes de outros vírus, como HIV, influenza A/H1N1, Ebola e Zika.

Nas imagens, que são acompanhadas de uma legenda em inglês com explicações, as cores mais brilhantes mostram proteínas codificadas pelo genoma viral, enquanto as áreas cinzas representam estruturas retiradas pelo vírus da célula hospedeira, mostrando sua natureza parasitária e não autônoma.

Segundo os responsáveis pelo modelo, o vídeo explica como o novo coronavírus age nas células do corpo hospedeiro e como este organismo reage ao processo. Eles também enfatizaram que o vírus é mil vezes menor do que um fio de cabelo e é considerado mais uma " máquina molecular " do que um organismo vivo.

Leia também: Em depoimento, diretor da PF diz que família de Bolsonaro já foi investigada

Ainda de acordo com a equipe, foram usados para a produção das imagens os dados compartilhados por virologistas em um banco mundial chamado Protein Data Bank, que é abastecido por pesquisadores de todo o mundo e agrupa informações sobre o Covid-19 .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários