Covid-19: pandemia pode impactar dados e atrapalhar previsões meteorológicas

Sistema de Observação Global, que serve como parâmetro para dados climáticos em todo o mundo, pode ser afetado pelo novo vírus

Sem medições manuais, previsões meteorológicas podem ser afetadas em todo o planeta
Foto: Pixabay
Sem medições manuais, previsões meteorológicas podem ser afetadas em todo o planeta

A pandemia da Covid-19 está trazendo preocupação para quem é responsável por analisar dados meteorológicos e realizar previsões. Em comunicado, a  Organização Meteorológica Mundial (WMO na sigla em inglês) revelou que o novo coronavírus (Sars-Cov-2) pode impactar na qualidade das observações e no monitoramente da atmosfera e do clima.

Leia também: Com apenas 20 pacientes, navio-hospital é criticado nos EUA: "grande piada"

Gerido pela WMO, o Sistema de Observação Global serve como parâmetro para todos os serviços e produtos climáticos fornecidos a 193 estados e territórios membros da organização. Ele fornece observações sobre o estado da atmosfera e da superfície do oceano a partir de instrumentos terrestres, marinhos e espaciais, que são usadas para a preparação de análises meteorológicas, previsão do tempo e monitoramento do clima.

“Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais seguem desempenhando suas funções essenciais 24 horas por dia e sete dias por semana, apesar dos graves desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Saudamos sua dedicação em proteger vidas e propriedades, mas estamos atentos às crescentes restrições de capacidade e recursos”, disse o secretário-geral da WMO, Petteri Taalas.

Taalas afirmou ainda que os impactos das mudanças climáticas e a crescente quantidade de desastres relacionados ao clima continuam: "é essencial que os governos prestem  atenção em seu alerta nacional e às capacidades de observação do clima, apesar da crise do Covid-19 ”.

Leia também: Ministros do TSE consideram adiar eleições, mas descartam prorrogar mandatos

Grande parte do sistema de observação, como os componentes de satélite e redes de observação terrestres, por exemplo, já é automatizado e deve seguir funcionando por semanas. Porém, a falta de reparos, manutenção e suprimentos podem trazer problemas ao sistema de redistribuição.

Segundo a WMO, algumas partes do sistema de observação já estão sendo afetadas, com destaque para a diminuição significativa do tráfego aéreo. As medições de temperatura ambiente e da velocidade e direção do vento em voo são uma fonte muito importante de informações para a previsão do tempo e monitoramento do clima. 

Você viu?

Dados meteorológicos de aeronaves

Aviões comerciais contribuem para o programa “Airbus Meteorological Data Relay” (AMDAR), que usa sensores, computadores e sistemas de comunicação para coletar, processar, formatar e transmitir observações meteorológicas para estações terrestres via satélite ou rádio. Em algumas partes do mundo, em particular na Europa, a diminuição do número de medições nas últimas duas semanas tem sido dramática. 

Em situações normais, o sistema de observação produzia por dia mais de 700 mil observações de alta qualidade de temperatura do ar, velocidade e direção do vento. Além disso, fornecia informações posicionais e temporais necessárias, com número crescente de medições de umidade e turbulência.

Leia também: Bolsonaro considera propor jejum de todos os brasileiros contra a Covid-19

Observações baseadas em superfície

Na maioria dos países desenvolvidos, as observações meteorológicas de superfície são quase totalmente automatizadas. No entanto, em países como o Brasil, a transição para observações automatizadas ainda está em andamento, e a comunidade meteorológica ainda depende de observações manuais, que transmitem às redes internacionais para uso em modelos globais de tempo e clima.

Desde o início da pandemia , a WMO registrou diminuição significativa na disponibilidade de observação manual. Parte disso pode estar relacionada à situações de isolamento em diversos países, mas ainda não está claro se outros fatores também podem ter contribuído.

“Atualmente, o impacto adverso da perda de observações na qualidade dos produtos para previsão do tempo ainda é relativamente pequeno. No entanto, à medida que a diminuição na disponibilidade de observações meteorológicas das aeronaves continua e se expande, podemos esperar uma queda gradual na confiabilidade das previsões”, disse Lars Peter Riishojgaard, diretor da filial do sistema terrestre no departamento de infraestrutura da WMO.

Segundo Riishojgaard, o mesmo vale se a diminuição das observações meteorológicas na superfície continuar e, em particular, se o surto de covid-19 começar a impactar de forma mais significativa a capacidade de trabalho de observadores em países subdesenvolvidos. “A WMO continuará monitorando a situação, e a organização está trabalhando com seus membros para mitigar o impacto o máximo possível”, finalizou.

Leia também: Epicentro da Covid-19, cidade de Wuhan começa a "voltar à vida"; assista

*Tradução e adaptação de Paula Soares e Amanda Sampaio