'Aranha espacial': Reino Unido enviará robô diferente para explorar Lua em 2021

Veículo tem apenas 1,5 quilo e, como tem 'pernas' no lugar de rodas, poderá oferecer uma oportunidade de exploração mais humana do solo lunar

Foto: Divulgação
O rover SpaceBit vai ser enviado à Lua em 2021

O menor módulo de aterrissagem lunar já feito deve pousar na Lua no ano de 2021. O veículo é um pequeno robô de apenas 1,5 quilos, com pernas de aranha, e será enviado pelo Reino Unido.

Leia também: Muitos suspeitos, pouco avanço! Quatro meses do caso Flordelis, saiba o que falta para desvendar a morte do pastor

Se tudo der certo, o Reino Unido será o quarto estado a colocar um veículo na Lua, depois de Estados Unidos, Rússia e China.

O robô foi revelado durante o evento New Scientist Live, em Londres, e foi desenvolvido pela startup SpaceBit.

Continua após a publicidade

Segundo o fundador da empresa, Pavlo Tanasyuk, o objetivo da missão é “descobrir o que está disponível para a humanidade explorar”.

Como o robô não tem rodas, mas pernas, Tanasyuk diz que isso oferece uma oportunidade para uma exploração “mais humana”.

O robô da SpaceBit será enviado dentro do módulo de pouso Peregrine Lander, da Astrobotics. A empresa foi contemplada com um contrato de US$ 79,5 milhões com a Nasa para levar 14 instrumentos da agência espacial americana para a Lua, além de mais 14 cargas de outros parceiros.

Leia também: Mesmo com operação contra Bivar, Bolsonaro não vê justa causa para sair do PSL