Planeta

Novo buraco negro encontrado na galáxia NGC 3147
HUBBLE/ M. KORNMESSER
Novo buraco negro encontrado na galáxia NGC 3147

Astrônomos da Nasa, usando o telescópio Hubble, detectaram um novo e misterioso buraco negro no espaço .

O disco de material girando furiosamente fica próximo a um outro buraco negro , supermassivo, que fica no centro da galáxia NGC 3147, localizada há 130 milhões de anos-luz. O objeto foi descrito em pesquisa publicada na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society .

O mistério é que, baseado em teorias astronômicas atuais, esse novo buraco negro não deveria estar ali. A presença de um buraco negro em uma galáxia com tão pouca luminosidade é surpreendente, já que ele tem as características dos buracos negros muito maiores encontrados em galáxias extremamente ativas em termos de luminosidade.

Leia também: Astrônomos divulgam primeira imagem de um buraco negro

“Esse é o mesmo tipo de disco encontrado em objetos que são mil ou até 100 mil vezes mais luminosos. As previsões de modelos atuais para a dinâmica de gases em galáxias fracamente ativas claramente falharam”, disse Stefano Bianchi, pesquisador da Università degli Studi Roma Tre, na Itália, autor principal do estudo.

Para os cientistas, a descoberta inusitada vai ajudar a testar as teorias sobre relatividade de Albert Einstein . O “disco” está tão incrustado no campo gravitacional intenso do buraco negro maior que sua luz é alterada, o que confirma as teorias e dá aos astrônomos um chance única de observar esse processo enquanto ele acontece.

Leia também: Cientistas detectam a maior colisão de buracos negros já observada

“Nós nunca vimos os efeitos tanto da teoria geral, quanto da teoria especial da relatividade , com tanta clareza”, afirmou Marco Chiaberge, da Agência Espacial Europeia e da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, um dos membros da equipe que conduziu o estudo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!