Asteroide maior que o Empire State deve passar perto da Terra na próxima semana

A estimativa é de que o asteroide 2006 QQ23 se aproxime da Terra no dia 10 de agosto, mas cientistas garantem que não há com o que se preocupar

Asteroide deve ter o diâmetro estimado de 570 metros
Foto: ESA/Hubble, NASA, ESO, M. Kornmesser
Asteroide deve ter o diâmetro estimado de 570 metros

Um asteroide gigante – maior que o edifício Empire State, segundo os cientistas – passará próximo à Terra, no dia 10 de agosto. O 2006 QQ23 deverá ter um diâmetro estimado de 570 metros, porém não há com o que se preocupar, de acordo com Nasa, agência espacial norte-americana.

Leia também: Nasa envia projeto de estudantes brasileiros à estação espacial

A informação por divulgada por Lindley Johnson e Kelly Fast, pesquisadoras do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa, programa que tem como objetivo detectar a presença de objetos, como asteroides e planetas, que possam ameaçar a vida em nosso planeta.

Apesar da devastação que um asteroide do tamanho do 2006 QQ23 pode ocasionar caso atinja a Terra , a estimativa é de que o objeto passe a quase oito milhões de quilômetros de distância, não oferecendo risco à vida humana.

Segundo Lindley, passagens como essa costumam ser comuns, já que asteroides deste tamanho passam próximos ao nosso planeta cerca de seis vezes por ano. A principal diferença do 2006 QQ23 é a sua extensão, considerada pela  Nasa como uma raridade.

Leia também: Vídeos originais da chegada do homem à Lua são leiloados por quantia milionária

De acordo com o catálogo do Programa de Observações de Objetos Próximo da Terra da Nasa, existem quase 900 asteroides orbitando em nosso Sistema Solar que chegam a ser maiores do que 2006 QQ23.