undefined
Reprodução/Universidade de Glasgow
“Gêmeo maligno do aquecimento global” está destruindo criaturas marinhas, como algas coralline e estrelas do mar

Diferentes criaturas marinhas estão sendo mortas e dissolvidas pela poluição, segundo novo estudo realizado por cientistas. De acordo com estudo da Universidade Heriot-Watt e Universidade de Glasgow, os altos níveis de dióxido de carbono na água têm causado danos irreparáveis ao ecossistema marinho, uma vez que, literalmente, estão derretendo estrelas do mar e outros tipos de vida dos oceanos.

Leia também: Abelhas 'alienígenas' podem estar causando extinção de plantas no Egito; entenda

O experimento ocorreu em Loch Sween, na costa Oeste da Escócia, onde os estudiosos passaram quatro dias medindo a resposta das águas à exposição a curto prazo ao dióxido de carbono. Com o procedimento, foi identificada uma acidez fora do normal no oceano, devido a um fenômeno apelidado de “gêmeo maligno do aquecimento global”, o que está destruindo a rede de organismos calcificados e criaturas marinhas , como algas coralline e estrelas do mar.

"Detectamos uma mudança rápida e de nível comunitário em relação à dissolução da rede, é como uma forte inundação de dióxido de carbono. Depois de coletarmos material para análises, também descobrimos que a recuperação/purificação da água é extremamente lenta, o que nos preocupa por conta da frequência que o fenômeno está ocorrendo. Não se sabe se outras redes conseguiram se recuperar de diversos eventos como esse”, afirmou o pesquisador da Universidade Heriot-Watt, Heidi Burdett, ao jornal Metro .