Altura dos europeus é herança genética de "caçadores de mamute", diz estudo

Homem Gravetiano tinha em média 1,80 metros de altura, bem acima de seus contemporâneos Maias, que não cresciam muito além dos 1,60 metros

'Caçadores de mamute' passaram adiante gene responsável por altura por milhares de anos até os dias de hoje
Foto: shutterstock

Cientistas descobriram por que os homens do leste e oeste europeu são os mais altos do mundo em uma recente pesquisa. De acordo com os pesquisadores, a altura é causada por herança genética dos Gravetianos, homens pré-históricos caçadores de mamute.

Leia também: Cientistas descobrem que casal petrificado em Pompeia é formado por homens

Conhecidos como "Gigantes da Era do Gelo", os Gravetianos tinham em média 1,80 metros de altura e seus hábitos alimentares baseados em carne de mamute podem explicar por que seus descendentes são tão altos.

Os homens de países como Bósnia e Herzegovina, Holanda, Croácia e Montenegro estão entre os mais altos do mundo, com média ao redor de 1,84 metros. Os estudiosos descobriram que a estatura deles pode ser herança genética dos gigantes ancestrais.

“A cultura Gravetiana é a mais importante do período Paleolítico Superior na Europa, e é chamada às vezes de ‘cultura dos caçadores de mamute’”, explica o doutor Pavel Grasgruber, da Universidade de Masaryk ao portal “Seeker”.

Leia também: Primeiros habitantes da Terra! Cientistas acham sinais de vida de 3,8 bi de anos

Ele acredita que a dependência da carne de mamute e a baixa competitividade com outros humanos levaram os Gravetianos a evoluírem até se tornarem mais altos. O povo Maia, por exemplo, que vivia na mesma época, tinha uma média de altura de 1,60 metros.

“Minha suspeita é que a especialização na caça associada ao consumo de proteínas de alta qualidade e baixa densidade populacional criaram condições ambientais que levaram à seleção de homens excepcionalmente altos”, disse Grasgruber.

O tamanho do homem Gravetiano provavelmente está ligado a um grupo de genes chamado haplogrupo Y I-M170. “Sabemos que a amostra mais antiga do I-M170 pertence a um indivíduo que viveu há 33 mil anos no sul da Itália”, explicou o doutor.