Queda do Império Asteca pode ter sido provocada por salmonela, aponta estudo

Nova pesquisa encontrou traços de salmonela nos dentes de cadáveres do Império Asteca e aponta que doença veio da Europa por meio dos espanhóis

Civilização Asteca, que vivia na região central do México, pode ter sido dizimada por salmonela trazida pelos espanhóis
Foto: Wikimedia Commons

Pesquisadores da Alemanha encontraram provas de que a queda do Império Asteca pode ter sido causada por um surto de salmonela. Ao estudar a arcada dentária de cadáveres astecas que datam 500 anos de idade, cientistas encontraram traços de DNA da doença.

LEIA MAIS: Britânicos prometem voos comerciais ao espaço já a partir de 2020

O tipo de salmonela encontrada causa febre tifoide, que tem como sintomas febre alta, manchas no corpo e, sem tratamento, pode levar a hemorragias, úlceras, insuficiência renal e choque séptico.

A doença, que é transmitida através de comida, água e fezes contaminada, mata 10% das pessoas contaminadas se não for tratada. O surto epidêmico que resultou na queda dos astecas ficou conhecido como “cocolitzi”, que significa peste em náuatle, língua usada no império.

Para entender o que causou a peste mortal, pesquisadores extraíram os dentes de 29 cadáveres enterrados em Oaxaca, ao sul do México. Eles sequenciaram o DNA encontrado nos dentes e descobriram traços da bactéria ancestral.

LEIA MAIS: Cientistas encontram novo continente no Oceano Pacífico

Os estudiosos descobriram que o material genético presente nos dentes dos astecas batia com o DNA da salmonela depois de cruzar as informações em um banco de dados de bactérias modernas. Eles acreditam que a epidemia surgiu na Europa e chegou ao México por meio dos soldados espanhóis que colonizaram a América do Sul.

“Nosso estudo representa um primeiro passo em direção ao entendimento da troca de doenças no México”, afirmaram cientistas do Instituto Max Planck de Ciências e História Humana ao jornal britânico Daily Mail . A pesquisa ainda não foi publicada em veículos da comunidade científica.

Civilização Asteca

Apesar de manter capital em Tenochtitlan, onde hoje fica a Cidade do México, o império Asteca se estendia por toda a região central do território mexicano atual. A civilização se manteve estabelecida entre 1325 e 1521, quando houve a queda do império.

LEIA MAIS: "Parque dos Dinossauros" da vida real: cientistas de Harvard recriam mamute

A obra mais famosa deixada como evidência da existência desse povo é o Templo Mayor, localizado no Centro Histórico da Cidade do México, a peça arquitetônica foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco em 1987.

O fim dos astecas chegou com a dominação espanhola. Por mais que grande parte da civilização tenha morrido em confrontos, a nova descoberta prova que os espanhóis acabaram com o império não somente através de luta, mas também pela disseminação da salmonela.