Tamanho do texto

Pela primeira vez foram vistas imagens dos polos norte e sul do planeta, que não têm semelhança com nenhum outro corpo celeste do Sistema Solar

Polo norte do planeta Júpiter:  foto tirada pela sonda Juno a uma distância de 195 mil quilômetros
Nasa
Polo norte do planeta Júpiter: foto tirada pela sonda Juno a uma distância de 195 mil quilômetros

A sonda Juno recebeu as primeiras fotos dos polos norte e sul de Júpiter. Segundo as informações da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), eles não têm semelhança com nenhum outro corpo celeste do Sistema Solar.

LEIA MAIS:  Os mistérios de Júpiter que a sonda Juno pretende revelar

A agência espacial acrescenta que a sonda Juno também registrou uma aurora polar e nuvens extremamente altas em Júpiter. De acordo com Scott Bolton, chefe da missão espacial, "o polo norte do planeta possui cor azul mais acentuada em comparação com outras partes do planeta e tem muitas tempestades".

Juno se aproximou de Júpiter, na semana passada, ficando apenas a 4,2 mil quilômetros das camadas mais altas da atmosfera do planeta, voando a uma velocidade de 208 mil quilômetros por hora. As primeiras imagens deste voo já foram mostradas pela Nasa.

LEIA MAIS:  "Bem-vindo a Júpiter": sonda entra na órbita do maior planeta do Sistema Solar

De acordo com as imanges, os polos de Júpiter possuem a imagem dos fluxos de gás muito diferente dos polos de Saturno, Urano e de outros planetas do Sistema Solar.

Imagem infravermelha de Juno oferece uma visão sem precedentes da aurora sul de Júpiter; vista não possível da Terra
NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS
Imagem infravermelha de Juno oferece uma visão sem precedentes da aurora sul de Júpiter; vista não possível da Terra

Segundo Bolton, sua equipe ainda não sabe o que causa as tempestades e a estrutura especial dos polos de Júpiter, porém ressalta que a sonda Juno terá mais 36 tentativas de desvendar esses mistérios.

LEIA MAIS:  Sonda Juno envia primeira imagem após entrar na órbita de Júpiter

Há cinco anos, a sonda percorre o sistema solar, em missão iniciada em de agosto de 2011, a partir do Cabo Canaveral, na Florida. A missão é administrada pela JPL e faz parte do Programa Novas Fronteiras da NASA.

*Com informações da Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.