Dezembro começa com alerta de temporal em 16 estados e calor no Sul

Os termômetros podem chegar ou até ultrapassar os 40ºC no Rio Grande do Sul, principalmente na próxima sexta (9)

Pedestres se protegem da chuva no centro da capital paulista
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - 28/09/2022
Pedestres se protegem da chuva no centro da capital paulista

A chuva intensa que atingiu vários estados no último mês deve permanecer na maior parte do país ainda em dezembro. Segundo  Instituto Brasileiro de Meteorologia ( Inmet ), 15 estados mais o Distrito Federal ainda estão sob o  alerta de temporais até esta terça-feira (6).

De acordo com o instituto meteorológico, este final de ano, além das chuvas em grande volume, em especial em estados do Sudeste e Sul , também terá uma onda intensa de calor em algumas regiões. 

Os maiores acumulados de chuva, até o dia 12, serão registrados no leste de Santa Catarina , do Paraná e de São Paulo , além do sul de Minas Gerais e de áreas do Acre , Amazonas e Rondônia

Já em grande parte da região Nordeste, o mês começa com tempo seco, no Rio Grande do Sul as coisas não são diferentes, a chuva dá uma trégua em quase todo o estado e o tempo se firma.

Onda de calor no Sul 

Apesar de em boa parte do país estar chovendo, há um alerta do MetSul para uma massa de ar quente e seca que deve provocar uma forte onda de calor em estados do Sul do Brasil ainda esta semana. De acordo com a previsão, no Rio Grande do Sul , os termômetros podem chegar ou ultrapassar os 40ºC, em especial na próxima sexta (9). A forte onda de calor tambpém poderá atingir a região oeste de Santa Catarina e do Paraná .

No entanto, já na próxima semana, o tempo tende a mudar e abre espaço para uma frente fria, que traz novamente os temporais para a região, apontam meteorologistas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.