PM continua operação na região da Cracolândia em São Paulo
Por
undefined | 04/01/2012 08:52:41Um efetivo de cerca de 100 policiais militares - dos batalhões de área e do Choque, incluindo a Cavalaria - dá continuidade, nesta quarta-feira, à operação na região conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista. Em conjunto com órgãos da prefeitura, a ação da PM teve início por volta das 8h30 de terça-feira (3).
Primeiro dia: Polícia prende três pessoas durante operação na Cracolândia
Nesta madrugada, a maioria dos usuários e alguns traficantes e droga, ao perceberem a chegada dos policiais, dispersavam-se e migravam momentaneamente para as proximidades das estações Luz e Júlio Prestes da CPTM, retornando após a passagem dos policiais.
Segundo o coronel Wagner Rodrigues, que comanda o Policiamento Militar na área central paulistana, o objetivo da PM é sufocar a ação dos traficantes de drogas e inibir nesta região demais crimes, como roubos, assaltos e furtos, oriundos da concentração de usuários e traficantes. Mais de 150 pessoas já foram abordadas pela PM desde o início da operação; três delas, sendo dois traficantes e um homem procurado pela justiça, foram presas.
O problema: Em meio à epidemia de crack, Brasil fracassa em tratamento para dependentes
Leia também: Governo anuncia investimento de R$ 4 bilhões para enfrentar o crack
Armas de brinquedo utilizadas em assaltos também foram apreendidas pelos policiais. Mais de 7 toneladas de lixo que se acumulam nas ruas da cracolândia foram recolhidas por funcionários da Prefeitura. A operação deve ocorrer até o dia 31 deste mês e faz parte de uma nova fase da "Ação Integrada Centro Legal", iniciada há um ano e meio.
Pelo menos três pessoas foram presas durante o primeiro dia da operação de combate ao tráfico de drogas . A área, próxima à rua Helvétia, foi isolada por 100 policiais militares. Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico e uma terceira pessoa foi levada ao 8ºDP pois era procurada pela Justiça.No local, durante a operação, foram apreendidos um radiocomunicador, duas armas de brinquedo, dez carcaças de moto, 40 pedras de crack e cachimbos improvisados para o consumo da droga.
"Em primeiro lugar, vamos impedir que a droga chegue", explicou o coronel Pedro Borges, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1 (CPA/M-1), responsável pelo Centro da capital, que disse que o primeiro objetido da ação é sufocar o tráfico de drogas na região. A segunda meta da operação policial é restabelecer a ordem urbana: "eram tantos consumidores de drogas nas ruas que muitas pessoas tinham medo de passar pelo local".
*com AE