Tamanho do texto

Com chegada da temporada de chuvas no Estado, órgão deu início aos trabalhos preventivos de antecipação das situações de risco

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) iniciou nesta quinta-feira a Operação Verão para a prevenção contra desastres naturais durante a temporada de fortes chuvas no Estado. A operação, que se estende até o dia 31 de março de 2012, contará com os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) e antecipação das situações de risco.

Segundo a Defesa Civil, serão priorizadas as ações de monitoramento meteorológico e pluviométrico, bem como vistorias técnicas de campo  e retirada prévia de moradores de áreas de risco.  Ao todo, são nove PPDCs em 129 municípios, com foco nas ocorrências de escorregamentos e inundações. 

Com o início da Operação Verão a Defesa Civil de SP recebeu 31 novas viaturas nesta quinta
Divulgação
Com o início da Operação Verão a Defesa Civil de SP recebeu 31 novas viaturas nesta quinta

O Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo, com 55 municípios ambos, receberão ações específicas para inundações. Sete entram como áreas de risco para escorregamentos [Serra do Mar, ABC, região metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba e Jundiaí; com 113 municípios ao todo]. Na Grande São Paulo, 39 cidades são abrangidas tanto por planos de escorregamento como de inundações.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), em seu último estudo divulgado em outubro e realizado em parceira com a Prefeitura de São Paulo, 15,3 km² do território da capital representam estado de alerta e apresentam risco alto ou muito alto aos moradores. Outras 527 regiões são consideradas de risco médio baixo (R2 e R1) na cidade. Entre as ocorrências mais frequentes, estão: escorregamentos em áreas de encosta (735 apresentam esse risco) e solapamento de margens de córregos (444 regiões).

Novas viaturas

Com a proximidade da temporada de chuvas de verão, estação que tem início no próximo dia 22, a prefeitura entregou 31 novas viaturas para a Defesa Civil da cidade de São Paulo. A entrega dos veículos foi realizada no Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), na Mooca.

Um dos objetivos com a modernização das viaturas é a integração com as forças militares da cidade. Os carros são equipados com rádios digitais integrados às frequências da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros.

Segundo a prefeitura, o sistema de comunicação da Defesa Civil também ganhou novos equipamentos nesta quinta-feira. As equipes poderão contar com 178 rádios para garantir a comunicação mesmo em caso de pane na rede de telefonia. Os novos equipamentos e veículos serão distribuídos pelas 31 subprefeituras. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.