Tamanho do texto

Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a registrar 31 pontos alagados em toda a capital durante a madrugada

A forte chuva que atingiu São Paulo nesta madrugada deixa regiões da capital paulista em estado de atenção para deslizamentos. Durante a manhã, a região metropolitana ainda enfrenta reflexos do temporal e dos alagamentos. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade chegou a registrar 31 pontos de alagamento, mas neste momento apenas 3 pontos, na av. Professor Luiz Ignacio de Anhaia Mello e na rua Guamiranga, na zona leste, e na Marginal Tietê, ainda estão alagados. 

Ruas de São Caetano do Sul alagadas devido a forte chuva que caiu na madrugada
AE
Ruas de São Caetano do Sul alagadas devido a forte chuva que caiu na madrugada

A Defesa Civil municipal colocou em atenção para deslizamentos as zonas sul e leste da capital paulista. Os bairros do Ipiranga, Jabaquara e Butantã também foram incluídos. A Defesa Civil informa que é de extrema importância que a população siga as orientações do órgão para que vidas sejam preservadas e os desastres evitados.

Uma pessoa ficou ferida em um desabamento de residência na região de Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros. O desabamento aconteceu por volta das 7h30, na rua Professor Agostinho Alvim, no Jardim do Colégio. Quatro equipes dos bombeiros foram ao local. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Por conta da chuva, a cidade também registrou vários acidentes de trânsito desde a noite de ontem.

Leia também: Chuva provoca queda de árvores e complica trânsito no Rio

Uma carreta caiu em um córrego na rua Feliciano da Silveira, no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade de São Paulo
AE
Uma carreta caiu em um córrego na rua Feliciano da Silveira, no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade de São Paulo
A chuva começou no fim da noite desta quarta-feira e se estendeu por quase toda a madrugada, principalmente no ABC Paulista e na zona leste, na regiões da Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus e Aricanduva. O córrego Morro do "S" transbordou no trecho próximo à esquina entre a avenida Carlos Caldeira Filho e a rua Joaquim Nunes Teixeira, no Campo Limpo.

Houve transbordamento também do córrego do Ipiranga, na avenida Professor Abraão de Moraes junto à rua Ribeiro Lacerda. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na avenida do Estado, junto ao Viaduto Grande São Paulo, limite entre a Vila Prudente e o Ipiranga, vários carros ficaram parcialmente submersos.

ABC e São Caetano

Com a intensidade da chuvas, dois córregos transbordaram no ABC paulista. Oss córregos Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul, e dos Couros, em São Bernardo do Campo, transbordaram causando o bloqueio do tráfego no limite entre São Caetano do Sul e a capital paulista, e nas pistas centrais da rodovia Anchieta, entre os quilômetros 14 e 10, entre São Bernardo do Campo e a cidade de São Paulo. As cidades ainda têm diversos pontos de alagamentos.

Trânsito

Às 11h24, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 67 km de lentidão – índice dentro acima da média para o horário. A CET informou que não há mais a necessidade de os motoristas atrasarem a saída de casa por causa da chuva. A companhia fez essa recomendação por volta das 6h. A CET ainda contabilizava mais de 30 semáforos apagados ou intermitentes, três pontos sem energia elétrica e quatro quedas de árvores.

*com AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.