Papagaios vítimas do tráfico ganham espaço no Zoológico de SP

Os animais haviam chegado em março mas passaram a ocupar o Bosque da Conservação nesta semana após um período na área técnica

 Papagaio-de-cara-roxa e Papagaio-charão são resgatados do tráfico e levados ao Zoológico de São Paulo
Foto: Divulgação/ Zoológico de São Paulo
Papagaio-de-cara-roxa e Papagaio-charão são resgatados do tráfico e levados ao Zoológico de São Paulo

O  Zoológico de São Paulo apresentou ao público, neste o Dia Nacional do Papagaio, na quarta-feira (12), nove aves que agora abrigam a instituição.

Os papagaios foram levados ao Zoológico pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após sobreviverem a uma tentativa de tráfico internacional de fauna silvestre. Entre os animais estão seis papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e, os outros três, são papagaios-charão (Amazona pretrei).

Ambas as espécies estão em situação de risco de extinção e o resgate destas aves fortalece a missão de conservação que o Zoo defende.

Os filhotes chegaram à instituição em março deste ano, com cinco meses de vida, mas só foram transferidos para o espaço Bosque da Conservação após um período de quarentena e avaliações clínicas. O espaço é pensado justamente para abrigar espécies ameaçadas de extinção, e permite que os visitantes conheçam as aves e aprendam mais sobre o trabalho que a instituição promove.

O caso

O caso começou no dia 26 de outubro de 2025, quando agentes do Ibama realizaram uma operação de fiscalização no Aeroporto Internacional do Galeão , no Rio de Janeiro, voltada ao combate ao tráfico de fauna silvestre.

Durante a inspeção, uma viajante estrangeira foi flagrada tentando embarcar com 24 ovos de aves escondidos sob suas roupas, fixados ao corpo com o auxílio de meias de nylon . Como já estavam em estágio avançado de incubação, os ovos foram imediatamente recolhidos e encaminhados para atendimento especializado.

No dia seguinte, parte deles acabou eclodindo e os filhotes que nascram receberam cuidados intensivos e acompanhamento técnico. Do total apreendido, somente nove sobreviveram e, posteriormente, foram destinados ao Zoológico de São Paulo, onde passaram a ser mantidos sob monitoramento adequado.

Apreensão de ovos de papagaio e animais que sobreviveram a tentativa de tráfico
Foto: Divulgação/ Ibama
Apreensão de ovos de papagaio e animais que sobreviveram a tentativa de tráfico


As espécies e suas conservações

O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e o papagaio-charão (Amazona pretrei) são aves típicas do Sul do Brasil, cada uma com distribuição própria. O primeiro habita trechos da Mata Atlântica no litoral sul de São Paulo e do Paraná, enquanto o segundo ocorre em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.


Embora ambos tenham plumagem verde predominante, suas marcas são distintas. O papagaio-charão apresenta máscara vermelha e partes das asas também avermelhadas. Já o papagaio-de-cara-roxa possui testa e região ao redor do bico em vermelho, vértice e garganta arroxeados, além de laterais azuladas na cabeça (traços que inspiraram seu nome popular).

Quanto ao status de conservação, o papagaio-de-cara-roxa é classificado como “quase ameaçado” e o papagaio-charão figura como “vulnerável”, de acordo com a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Ambas as espécies integram o Plano de Ação Nacional para as Aves da Mata Atlântica, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, fazem parte de programas da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que envolvem manejo controlado e reprodução assistida sob cuidados humanos, com o objetivo de manter populações geneticamente variadas.

O Zoológico

Inaugurado em 16 de março de 1958, o Zoo SP abrigava inicialmente 482 animais. Atualmente a instituição conta com uma equipe exclusivamente dedicada à pesquisa, que tem como principal objetivo a conservação de espécies, promovendo a reprodução e cuidados.

O Zoológico agora abriga cerca de 2 mil animais, e mais de 440 espécies diferentes, incluindo várias que estão ameaçadas de extinção, como a Ararinha Azul, o Mico-leão-preto e o Mico-leão-dourado.

Confira mais fotos das aves:

1 /3 Papagaios-de-cara-roxa e Papagaios-charão no Zoológico de São Paulo Divulgação
2 /3 Papagaios-de-cara-roxa no Zoológico de São Paulo Divulgação
3 /3 Papagaios-charão no Zoológico de São Paulo Divulgação