
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), participaram, nesta segunda-feira (3), da entrega de mais de 550 unidades habitacionais do programa Casa Paulista na Zona Leste e em Guarulhos.
Além dos imóveis, o governo paulista concedeu 2,4 mil títulos de regularização fundiária. As ações somam mais de R$ 108 milhões em investimentos e beneficiam cerca de 3 mil famílias.
A entrega das moradias ocorreu na Rua Jerônimo Pedroso Barros, nº 300, no Jardim Lourdes, enquanto os títulos de regularização foram entregues no Parque Ecológico do Tietê, na Vila Santo Antônio.
O terreno em que o condomíno foi constuído estava destinado há construção de moradias populares desde 2008, porém o projeto não seguiu em frente. Durante a cerimônia de entrega, Dona Eliete, uma das beneficiárias que esperava há 17 anos na fila por um apartamento, se emocionou e foi acolhida no palco por Tarcísio.
Ao ig, o governador falou sobre a importância de dar continuidade em projetos habitacionais de outras gestões que já existiam mas que ainda não haviam sido concluídos:
“As pessoas têm pressa. Cada um estava esperando realizar esse sonho, cada um estava precisando sair do aluguel, porque parte da renda é comprometida. Então a gente precisa pegar todas essas histórias, destravar, ver onde é que tem terreno, onde é que a gente pode construir com com CDHU, como é que a gente pode fazer parceria com o setor privado, como é que a gente pode trabalhar com as entidades".
"Nós vamos continuar trabalhando com as pessoas que estão aí lutando pela moradia popular, lutando pela habitação de interesse social para realizar esses sonhos. Ver reações como da dona Eliete no dia de hoje, que é o que nos motiva” .
No palco, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, terminou seu discurso dando um aviso à Dona Eliete:
"Eu já falei para a Enel ligar a energia na sua casa, você vai dormir lá hoje" .
A doméstica Maria das Graças dos Santos, 61, aguardava na fila do mutirão por moradia há 40 anos:
“Foi muita luta para vir, para ter minha moradia aqui. Foi muita coisa, muita barreira que a gente passou, muita burocracia. Mas agora estou chegando lá, estou chegando ao final. Eu dou graças a Deus que eu consegui realizar o sonho da minha vida de sair do aluguel” .
Após a cerimônia, o publico presente, que já possuia as chaves, pode realizar o pedido de ligação de energia do apartmentos.
Veja fotos do evento
Entenda a iniciativa
O Casa Paulista é uma iniciativa do governo estadual para facilitar o acesso à moradia a famílias em situação de vulnerabilidade. Além da construção de novos imóveis, o programa prevê a melhoria da infraestrutura urbana e a criação de espaços comunitários.
Já os títulos de regularização fundiária urbana, concedidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), garantem a legalização de terrenos e propriedades, para que as famílias tenham mais segurança jurídica.