
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta, nesta segunda-feira (3) para risco de temporais ao longo da semana, pelo menos até o domingo (9).
De acordo com o órgão, o avanço de frentes frias e a intensificação do corredor de umidade da Amazônia devem manter o tempo instável em todo o território paulista.
Os mapas meteorológicos apontam pancadas de chuva isoladas, com intensidade moderada a forte, acompanhadas por raios e rajadas de vento durante todos os dias da semana.
O solo já encharcado pelas chuvas anteriores eleva o risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, especialmente em áreas urbanas e de relevo acentuado.
Fim de semana crítico
No fim de semana, sábado (1) e domingo (2), vários municípios paulistas foram atingidos por chuvas fortes e rajadas de vento que resultaram em interdição de vias, quedas de árvores, estruturas e muros, além de pontos de alagamentos e enxurradas.
A ocorrência mais grave aconteceu em Regente Feijó
. Um temporal derrubou uma arquibancada e a estrutura metálica em evento no Aeropark Clube de Voo Desportivo SDY
.
Lei mais: Temporal atinge festa universitária em SP; uma pessoa morreu
Também foram registradas ocorrências em Presidente Prudente, Assis, Limeira, Araraquara, Aguaí, Barretos, Bebedouro, Cândido Mota, Santa Fé do Sul, Ituverava, Américo Brasiliense, Morro Agudo, Magda e Piracicaba, entre outras cidades.
Nova frente fria
Ainda de acordo com a Defesa Civil, entre sexta-feira (7) e sábado (8), uma nova frente fria, mais intensa, poderá provocar temporais generalizados, com acumulados muito altos em um período de apenas 24 horas em pontos isolados das regiões centro, oeste e sul do estado.
Também há possibilidade de rajadas de vento com forte intensidade, aumentando o risco de destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia e transtornos significativos em áreas vulneráveis.
No domingo (9), o sistema frontal se afasta, e o tempo volta a ficar mais estável, com predomínio de sol e apenas chuva fraca e isolada na faixa leste, que inclui o Litoral, o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de São Paulo.
As temperaturas permanecem dentro da média para o período, com sensação térmica amena nas manhãs e noites, e ligeiramente elevada à tarde no interior.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção, especialmente entre os dias 7 e 8, e a evitar áreas alagadas ou de risco de deslizamento
.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.