Datafolha: Boulos tem a preferência de votos entre os mais ricos

Pesquisa divulgada hoje (11) aponta que o candidato do Psol sai na frente entre quem tem ensino superior; Nunes lidera entre aqueles com menor escolaridade

Foto: Reprodução: Câmara dos Deputados - 13/04/2023
Deputado Federal, Guilherme Boulos (PSOL)

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11)  a respeito a intensão de voto para a prefeitura de São Paulo mostrou que Guilherme Boulos tem a maioria dos votos entre o eleitorado com ensino superior (42%), contra  25% entre esse público que prefere Ricardo Nunes.

Boulos também tem a preferência daqueles com maior renda familiar. Para quem recebe de 5 a 10 salários mínimos, a preferência pelo psolista é de 43%, contra a 31% de Ricardo Nunes. Para aqueles com renda superior a 10 salários mínimos, a variação é de 41% para Boulos e 17% para Nunes.

Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e principal rival de Boulos entre os pré-candidatos confimados, parece ter a preferência entre quem tem menor escolaridade formal (35%), enquanto Boulos conquista  22% desse eleitorado. No segmento evangélico, a difernça é de para Nunes 37% e 19% para Boulos. 

Quando as alianças políticas são levadas em conta, Nunes é preferênca por 47% daqueles que aprovam o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto Boulos conquista apenas 15% desse público. 

Por outro lado, Boulos tem uma ampla vantagem entre o grupo que se identifica como simpatizante do PT, onde aparece com 48% e Nunes com apenas 19%


Intensões de voto

A pesquisa ouviu 1.090 pessoas de 16 anos ou mais, residentes da cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de março e delimitou três cenários possíveis para entender a intensão de voto dos eleitores. Em dois deles, Guilheme Boulos aparece na liderança, seguido por Ricardo Nunes, em outro, o mdbista sai na frente.

No cenário A , com todos os pré-candidatos confirmados até o momento, o cenário é o seguinte:

Boulos (Psol)  - 30%

Nunes (MDB) - 29%

Tabata Amaral (PSB) - 8%

Marina Helena (NOVO) - 7%

Kim Kataguiri (UB) - 4%

Altino (PSTU) - 2%

Em branco/nulo/nenhum - 14%

Não sabe - 6%

Já o cenário B aponta como seria o pleito sem a presença de Kim Kataguiri.

Ricardo Nunes (MDB) - 30%

Guilherme Boulos (PSOL) - 29%

Tabata Amaral (PSB) - 9%

Marina Helena (NOVO) - 7%

Altino (PSTU) - 1%

Em branco/nulo/nenhum - 16%

Não sabe - 7%

No cenário C , a eleição sem Kim Kataguiri e Tabata Amaral.

Guilherme Boulos (PSOL) - 33%

Ricardo Nunes (MDB) - 33%

Marina Helena (NOVO) - 8%

Altino (PSTU) - 2%

Em branco/nulo/nenhum - 17%

Não sabe - 7%