Câmara Municipal de SP aprova lei que permite prédios mais altos

Por 46 votos favoráveis contra 9, nova Lei de irá permitir uma maior concentração de pessoas nas proximidades do transporte público

Lei aprovada nesta quinta-feira faz parte do Plano Diretor da cidade
Foto: Agência Brasil
Lei aprovada nesta quinta-feira faz parte do Plano Diretor da cidade

Nesta quinta-feira (21), os vereadores de São Paulo aprovaram a nova Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo, responsável por determinar o que pode ser construído nas ruas da capital paulista, bem como a altura dos prédios para os próximos anos.

37 votos favoráveis eram necessários para a aprovação do projeto, mas o placar terminou com 46 votos positivos e apenas nove contrários. Oficialmente chamada de Lei de Parcelamento, uso e Ocupação do Solo , a lei faz parte do Plano Diretor de São Paulo.

Entre os principais pontos do projeto estão a permissão para a construção de prédios mais altos na cidade . A nova lei, em tese, irá permitir que São Paulo receba uma maior concentração de pessoas por metro quadrado nos próximos anos . A tendência é que haja um crescimento de prédios , com altura cada vez maior.

Nas “Zonas de Centralidade”, que são áreas centrais dos bairros, mas afastada dos transportes, a altura dos prédios irá subir de 48 para 60 metros.

Nas Zonas Mistas, regiões com comércio e residências estabelecidas, os prédios poderão ter 42 metros, aproximadamente 14 andares.

Em quadras onde 40% dos prédios ultrapassem esses limites estabelecidos anteriormente, todo o quarteirão poderá contar com prédios maiores. Se o prédio contar com área de lazer, a lei prevê três metros de altura extra.

Vagas de garagem também foram afetadas

As novas regras estimulam que a quantidade de vagas de garagem seja definida pelo tamanho do apartamento. No caso de apartamentos de até 30 m², apenas uma vaga será permitida. Em casos maiores, será permitida uma vaga a cada 60 m² de área construída.

E o transporte?

Com prédios mais altos, o transporte público se tornará ainda mais importante. A ideia do projeto é fazer com que a cidade seja mais densa nas proximidades de estações do metrô, trem e corredores de ônibus.

A nova Lei determina que prédios mais elevados podem ser construídos num raio de até 600 metros das estações de trem e metrô, ao contrário dos 1000 metros atuais. Em caso de corredores de ônibus, a distância cai de 450 para 300 metros.

Além disso, a prefeitura adicionou à lei um dispositivo que permite que as construtoras ergam prédios em áreas de futuros eixos de transporte, mesmo antes deles existirem.

Para isso, as construtoras deverão pagar 20% da outorga onerosa, a taxa cobrada do setor imobiliário destinada ao Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) para se antecipar.