SP atinge 36,5 °C e volta a bater recorde de temperatura

É a maior temperatura para o mês de setembro em 80 anos e a quinta maior na história da cidade, segundo Inmet

Pessoas tomam sol no Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas, em Bela Vista (SP)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - 19/09/2023
Pessoas tomam sol no Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas, em Bela Vista (SP)

A cidade de São Paulo voltou a bater recorde de temperatura neste domingo (24) após bater 36,5 °C no período da tarde. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O pico de temperatura na capital paulista aconteceu por volta das 15h. A sensação térmica em alguns pontos da cidade ultrapassou a marca dos 40 °C.

Essa é a maior temperatura registrada em São Paulo para o mês de setembro desde 1943 e quinta maior já registrada na história.

Além de SP, o Rio de Janeiro também registrou recorde de temperatura neste domingo. Às 15h, os termômetros na região da Vila Militar marcaram 39,7 °C.

Já em Belo Horizonte, a temperatura atingiu os 37 °C, enquanto Curitiba marcou 33,5 °C na tarde deste domingo.

A alta nas temperaturas registrada nos últimos dias se deve a formação de uma ‘bolha de calor’ na região Centro-Oeste do país. Ela se forma quando um sistema de alta pressão estaciona por dias em uma determinada região.

Cuiabá, por exemplo, deve registrar temperaturas acima dos 40 °C até a primeira semana de outubro. Já em São Paulo, as temperaturas devem despencar entre quarta (27) e quinta-feira (28).