Após funcionários do Metrô de São Paulo iniciarem uma paralisação nos serviços durante o início da madrugada desta quainta-feira (23), a SPTrans anunciou reforço em diversas linhas de ônibus que circulam pela capital paulista.
De acordo com a companhia, aproximadamente 13 linhas tiveram suas frotas reforçadas, além de ser feita uma ‘desintegração’ de algumas linhas que param em estações de Metrô, o que prolonga o trajeto sem parada nesses terminais.
Ainda segundo a SPTrans, duas linhas foram criadas para tentar atender a demanda, uma no Metrô Tucuruvi - Praça do Correio (circular) e a outra no Metrô Santana - Praça do Correio (circular).
O rodízio municipal de veículos foi suspenso durante esta quinta.
Veja as linhas reforçadas:
- 175T/10 Metrô Santana - Metrô Jabaquara
- 157P/10 Metrô Santana - Ana Rosa
- 2104/10 Metrô Santana - Term. Pq. D. Pedro II
- 5290/10 Div. de Diadema - Term. Pq. D. Pedro II
- 5106/10 Jd. Selma - Largo São Francisco
- 574A/10 Americanópolis - Largo do Cambuci
- 118C/10 Jd. Pery Alto - Metrô Santa Cecília
- 9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II
- 107T/10 Metrô Tucuruvi - Term. Pinheiros
- 208V/10 Term. A.E. Carvalho - Term. Pq. D. Pedro II
- 1177/10 Term. A.E. Carvalho - Luz
- 233A/10 Jd. Helena - Term. Vila Carrão
- 4310/10 ET Itaquera - Term. Pq. D. Pedro II
Veja quais operações foram alteradas:
A linha 178Y/10 Vila Amélia - Metrô Jardim São Paulo foi prolongada até o Metrô Santana, onde há mais opções de linhas de ônibus municipais para a integração
Já as linhas 5022/10 Vila Santa Margarida - Jabaquara, 5018/10 Shopping Interlagos - Jabaquara e 5018/31 Shopping Interlagos - Jabaquara deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara.
Liberação das catracas
Após algumas horas de paralisação parcial em diversas linhas do Metrô de São Paulo , a companhia resolveu aceitar a proposta dos funcionários de liberar as catracas para encerrar a greve.
Segundo o sindicato, foi orientado que os funcionários a retomassem os postos de trabalho para que as estações possam ser abertas novamente. No entanto, ainda não há informações sobre o horário da liberação.
A proposta foi aceita com a condição de que a toda a operação seja retomada ainda hoje.
A greve teve início, às 0h, desta quinta-feira (23), inicialmente por tempo indeterminado, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Funcionários exigem o pagamento de direitos, o fim das terceirizações e a abertura de concurso público, devido ao quadro defasado de funcionários. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás estão operando normalmente.
Atualmente, as três linhas paralisadas respondem por cerca de 90% dos 2,8 milhões de passageiros transportados por dia por todo o Metrô de São Paulo.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.