Começaram neste sábado os preparativos para demolição de um dos prédios que pegou fogo na região da Rua 25 de Março , centro de São Paulo, maior centro de compras populares do país. O “Condomínio Comércio e Indústria” está localizado na Rua Comendador Abdo Schahin, 78.
Bombeiros, Defesa Civil e funcionários de uma demolidora contratada pela prefeitura para o trabalho começaram a colocar tapumes e uma rede de proteção ao redor da construção para evitar a queda de escombros também será instalada. Os andares também serão limpos.
O incêndio começou no domingo passado e as chamas só foram extintas na última quarta-feira. Durante a semana, bombeiros ouviram estalos em pilares e isolaram a área temendo um desabamento da construção.
De acordo com nota da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o prédio não apresenta mais riscos de desabamento total, embora desabamentos pontuais ainda podem ocorrer.
- O edifício não oferece risco de ruptura imediato, o que permitiu que a perícia entrasse para fazer seu trabalho - disse neste sábado à TV Globo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.
A estimativa é que o trabalho de demolição, que vai começar pelo 10º andar, dure até seis meses, já que será feito manualmente. A implosão total do prédio foi descartada. O valor a ser gasto com a demolição não foi informado pela prefeitura.
As ruas da região foram interditadas durante a semana, mas já estão liberadas. Outro quatro imóveis na vizinhança também pegaram fogo: um prédio de seis andares, uma loja e uma igreja ortodoxa, a primeira a ser construída no Brasil.
No total, nove construções ao redor do edifício que será demolido chegaram a ser interditadas. A Polícia Civil está investigando as causas e eventuais responsabilidades pelo incêndio.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.