Presidente da Alesp faz homenagem aos 90 anos da Revolução de 32

Deputado Carlão Pignatari participou das comemorações do feriado estadual neste sábado, na Capital

90 anos da Revolução de 32: presidente da Alesp faz homenagem a heróis da luta pela soberania paulista
Foto: Divulgação
90 anos da Revolução de 32: presidente da Alesp faz homenagem a heróis da luta pela soberania paulista

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, homenageou, neste sábado (9), feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, os heróis da guerra paulista contra a intervenção autoritária do governo federal liderado por Getúlio Vargas. A batalha, realizada há 90 anos, deu origem a uma nova Constituição estadual e devolveu a soberania aos paulistas.

No Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, localizado no obelisco ao lado do parque Ibirapuera, na Capital, o presidente do Parlamento depositou flores e concedeu a Medalha Constitucionalista a homenageados. Antes, Carlão acompanhou a chegada do cortejo conduzindo as urnas com os despojos dos heróis, a chamada e a salva de tiros. Foi feito um minuto de silêncio e uma oração aos guerreiros.

Carlão Pignatari estava acompanhado do governador Rodrigo Garcia; do prefeito da cidade, Ricardo Nunes; do secretário de Estado da Segurança Pública, general Campos; do comandante da Polícia Militar, coronel Ronaldo Miguel Vieira, e de parlamentares. As comemorações foram encerradas com um desfile cívico-militar das forças paulistas. Centenas de pessoas acompanharam as homenagens.

“Neste ano estamos comemorando os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Graças a esses homens e mulheres da época, São Paulo conseguiu mostrar ao país a importância da democracia e da soberania dos Estados frente ao governo federal. A partir disso, nosso Estado se tornou uma potência, com suas instituições independentes e atuando para o bem da população”, disse o presidente da Alesp.

Carlão Pignatari lembrou que a sede do Poder Legislativo paulista está localizada próximo ao obelisco e o prédio leva o nome de Palácio 9 de Julho em homenagem à data e a todos que atuaram pelo bem do Estado de São Paulo. “Fico muito feliz em ser o presidente da Alesp neste momento, quando comemoramos os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932", afirmou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .