Tamanho do texto

Membros da reitoria se reuniram na noite da quarta-feira de feriado para deliberar sobre o assunto

A Universidade de São Paulo (USP) vai pedir à Justiça que faça a reintegração da posse do prédio da Reitoria invadido na madrugada por um grupo de estudantes que pedem a saída da Polícia Militar da Cidade Universitária. A solicitação será feita na manhã desta quinta-feira.

AE
Estudantes penduram faixa em prédio da reitoria da USP, ocupado durante a madrugada
De acordo com nota, a reunião acabou às 21h45 e ficou decidido seguir os passos legais para retomar o prédio da Administração Central. "Importante destacar que, por dever legal, o gestor público tem obrigação de pedir a reintegração de posse do imóvel invadido. O deferimento da reintegração deverá ser analisado pelo juiz. Ressalte-se também que espera-se, entretanto, que a situação se resolva sem que sua execução seja necessária", diz a nota.

O prédio foi invadido após uma assembleia de estudantes decidir pelo cancelamento de outra invasão, no prédio administrativo de Filosofia, na noite de terça-feira. O primeiro ato ocorreu em protesto pela detenção de três estudantes que estariam fumando maconha no estacionamento na quinta-feira.

Desde então, havia pouco movimento na Universidade de São Paulo por conta de um feriado para funcionários públicos na sexta e o de Finados, nesta quarta-feira. A partir de quinta, o movimento deveria voltar ao normal.

Grupo de estudantes que ocupou a reitoria da USP vigia a entrada do prédio
WERTHER SANTANA/AE
Grupo de estudantes que ocupou a reitoria da USP vigia a entrada do prédio

A invasão da USP é um dos principais assuntos nas redes sociais :