Tamanho do texto

Sistema opera com 19,9% da sua capacidade; quantidade armazenada é preocupante, já que ainda faz parte do volume morto e o inverno não costuma ser chuvoso

O nível do Sistema Cantareira manteve-se estável neste domingo (28), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com a companhia, o sistema opera hoje com 19,9% de sua capacidade, o que ainda é preocupante, já que costuma chover menos no inverno e o sistema ainda utiliza a cota do volume morto.

Sistema Cantareira opera hoje com 19,9% da capacidade
Divulgação/Sabesp
Sistema Cantareira opera hoje com 19,9% da capacidade

Pela nova metodologia de medição da companhia, que leva em conta a utilização da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas), o nível do Cantareira manteve-se estável em 15,4%. O déficit em relação ao volume útil (água que fica acima das comportas) teve um pequeno aumento em comparação a ontem (27), passando de - 9,3% para – 9,4%.

Os demais sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo também mantiveram-se estáveis neste domingo. O Alto Tietê e o Guarapiranga operam, respectivamente, com 20,8% e 75,2% de suas capacidades.

O sistema Alto Cotia caiu de 64,1% para 63,9%. O mesmo ocorreu com o sistema Rio Grande, que passou de 92,7% para 92,4%. O único que aumentou foi o Rio Claro, subindo de 71,4% para 71,5%. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.