Nesta segunda-feira (15), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou a liberação para pagamento do auxílio-desabrigado de R$ 800 por pessoa aos atingidos pelas fortes chuvas que devastaram a cidade do Rio de Janeiro.
De início, o Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e Emergências, conhecido popularmente como “auxílio desabrigado”, será liberado apenas para aqueles que já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal, como é o caso da capital fluminense.
Espera-se que outros municípios do estado do Rio decretem estado de emergência para receber ajuda federal ainda nesta segunda.
Em entrevista à CNN, o ministro da Integração, Waldez Góes, falou sobre a ajuda que o governo está prestando aos atingidos pelos temporais.
“Estou hoje de plantão para receber os decretos municipais e fazermos o procedimento de reconhecimento e iniciarmos os planos de trabalho”, afirmou.
Até o momento, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros confirmaram a morte de pelo menos 12 pessoas e o desaparecimento de uma mulher.