Tamanho do texto

O prefeito de Bagé, na fronteira com o Uruguai, Luiz Fernando Mainardi (PT) anunciou hoje o racionamento do fornecimento de água a população. Os reservatórios atingiram níveis críticos esta semana.

Segundo os técnicos do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) no mês de abril choveu apenas 28,8 milímetros enquanto que a média histórica de precipitações é de 200 milímetros no período.

Este é o segundo racionamento em menos de um ano e deverá atingir a 100 mil pessoas. Os institutos de meteorologia prevêem chuvas neste final de semana, porém nada que possa modificar a situação, explicou Mainardi. A barragem da Sanga Rasa está 8,5 metros abaixo de seu nível normal e o outro reservatório da cidade no arroio Piray está 4,5 metros abaixo da cota.

Apesar dos temporais que têm ocorrido no Noroeste do Rio Grande do Sul, a situação de estiagem permanece e já são 101 municípios em situação de emergência. O prognóstico climático do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) prevê chuvas bem abaixo da média histórica no trimestre correspondente ao outono.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas