Tamanho do texto

Conhecida como gripe suína, a doença começou em Pedra Branca e chegou a outras cidades do Sertão. Todas as pessoas passam bem

Subiu para 19 o número de pessoas infectadas pela gripe A (vírus H1N1) em municípios do Sertão Central cearense. Em Pedra Branca, a 258 quilômetros de Fortaleza, onde o surto começou, estão 17 pacientes. A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) também confirmou dois novos casos em Boa Viagem e Quixadá. Contudo, até agora todos são considerados leves ou moderados.

Pedra Branca fica a 258 quilômetros de Fortaleza
Reprodução/Google Maps
Pedra Branca fica a 258 quilômetros de Fortaleza
Saiba mais: O que é a influenza H1N1 (gripe suína), seus sintomas e o tratamento

Entenda o caso: Cidade do Ceará registra mais dois casos de gripe suína

Até agora, ao todo foram notificados 736 casos suspeitos do vírus. Porém, ao longo de dez dias, desde que 11 estudantes de uma mesma escola agrícola de Pedra Branca foram diagnosticados, os exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) apontaram somente mais nove casos de gripe A, o restante é de gripe comum.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os casos da doença confirmados estão ligados a Pedra Branca. Como medida preventiva, a Sesa está tratando todos os pacientes suspeitos de estarem infectados pelo vírus da gripe A, independente dos resultados dos exames. “Essa estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde tem dado o retorno esperado, que é evitar agravamento de casos e óbitos. Até agora todos os casos foram leves e moderados”, afirma nota divulgada pelo órgão estadual de saúde.

Pedra Branca tem 43 mil habitantes. Em 2011, antes do surto, 17 mil moradores da cidade receberam a vacina do governo contra gripe. Após a confirmação da presença do vírus da gripe A na cidade, mais 6.590 pessoas foram vacinadas, entre crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos.