Bahia: Duas fugas de detentos em menos de 24 horas

As fugas aconteceram em Salvador, na Bahia. Ao todo 38 presos conseguiram escapar; poucos foram recapturadas e buscas continuam nas proximidades

Fuga de 38 detentos, de cadeias distintas, acontecem em menos de 24 horas
Foto: shutterstock
Fuga de 38 detentos, de cadeias distintas, acontecem em menos de 24 horas


Em menos de 24 horas Bahia tem a segunda fuga em massa de detentos. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil,  21 presos fugiram da carceragem da 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus, cidade que fica a cerca de 185 quilômetros de Salvador, por volta das 23h30.  

+ Briga em presídio termina com dois mortos em São Paulo

A outra fuga ocorreu na madrugada da sexta-feira (13) no Complexo Penitenciário de Mata Escura, também em Salvador, em que 17 detentos conseguiram escapar do complexo após serrar as grades de uma das celas.

Exoneração

Após a ocorrência no Complexo Mata Escura, o governador  da Bahia, Rui Costa, pediu a exoneração do diretor da Cadeia Pública, o capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto da unidade prisional, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento. Os agentes penitenciários afirmaram ter percebido a fuga dos detentos pela manhã, quando encontraram a cela danificada e sem os detentos.

Você viu?

 Investigação

Além da exoneração de três responsáveis pelo complexo,  a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap)   afirmou que abrirá sindicância para verificar se os procedimentos de segurança foram feitos e as circunstâncias da fuga dos 17 detentos.++

+Vamos prezar pela disciplina", diz novo responsável por presídios do Amazonas

 Outro caso

Já o caso da carceragem do Coorpin o número de presos que fugiram foi maior. Os presos conseguiram quebrar uma barra de ferro de uma das celas, o que facilitou a fuga, ao quebrarem os cadeados de outras celas e fazer uma corda com lençóis para pular o muro da carceragem. Todos os detidos fugiram pelos fundos da Coorpin.

Segundo informações da polícia, os plantonistas -  sendo um delegado, um escrivão e dois agentes, que estavam no local nada perceberam durante a fuga.  Os nomes dos fugitivos não foram divulgados e até o presente momento, poucos detentos foram recapturados pela polícia da Bahia.

Após o fato a assessoria da Polícia Civil afirmou que grande parte dos foragidos esperava por vaga em presídio, outros aguardavam no Coorpin audiência de custódia. Fo afirmado ainda que após a fuga no local, a segurança foi reforçada e que as buscas pelos detentos continuam no entorno da delegacia.

+ Temer chama massacre em Manaus de "acidente pavoroso" e anuncia novos presídios