
As primeiras chuvas que anunciam o fim da seca chegaram em Campo Formoso, na Bahia, e transformaram a paisagem local. Flores com tonalidade rosa surgiram em meio à vegetação árida e foram registradas em vídeo que repercutiu nas redes sociais.
Ciel do Sertão, autor da gravação, publicou as imagens e disse que se tratam de “cebolas-bravas”, conhecida na região por florescer após as chuvas . Conforme Ciel, as flores brotaram poucos dias depois da chuva. Assista abaixo:
Mais flores ainda devem se abrir com o passar dos dias, cobrindo de rosa a paisagem do local, frequentemente relembrado pela estiagem semiárida de plantas espinhosas e secas.
Adaptada ao clima semiárido da Caatinga, a flor possui período de dormência que sempre é cumprido até que brote. Alguns pontos do bioma chegam a passar por 7 a 8 meses de seca por ano, período no qual as plantas permanecem “recolhidas”.
A ocorrência da chuva não significa, contudo, que cada planta floresça somente uma única vez por ano, apesar do ciclo de vida regulado conforme a chegada das chuvas.
De que espécie é a flor?
A cebola-brava é cientificamente conhecida como Habranthus itaobinus, nativa do Brasil com ocorrência na Caatinga, bioma exclusivo do país.
O gênero Habranthus reúne uma série de herbáceas bulbosas, com flores que variam entre tons de rosa, branco e lilás. Conforme o Pacific Bulb Society, essas espécies são descritas como um grupo com bulbos perenes e ciclos de vida sazonais.
O comportamento não é exclusivo desse gênero e é usual em grande parte da vegetação da Caatinga. De acordo com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), a Caatinga abriga cerca de mil espécies endêmicas, exclusivas do bioma
Muitas delas apresentam um ciclo caducifólia: elas perdem todas folhas em épocas de seca para poupar água e energia, entrando em um período de dormência, como fosse uma hibernação. Esse ciclo tem relação com os índices pluviométricos da Caatinga.
Quando a estiagem cessa e a chuva chega, elas entram em renovação, com brotamento e floração para concluir o ciclo de vida.