Brasil divulga lista com 216 criminosos mais perigosos

Relação faz parte do Programa Captura, que integra polícias e permite denúncias anônimas sobre foragidos estratégicos

Programa Captura, iniciativa nacional voltada à localização e prisão de alvos estratégicos do crime organizado.
Foto: Unsplash
Programa Captura, iniciativa nacional voltada à localização e prisão de alvos estratégicos do crime organizado.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira (8) a lista dos 216 criminosos mais perigosos e mais procurados do Brasil, com mandados de prisão ativos e atuação em organizações criminosas de grande impacto.

A relação está disponível no site gov.br/captura e integra o Programa Captura, iniciativa nacional voltada à localização e prisão de alvos estratégicos do crime organizado . O programa funciona com base em uma matriz de risco, que avalia a gravidade dos crimes, vínculos com facções , atuação interestadual e múltiplos mandados de prisão .

Cada estado indicou oito alvos prioritários, e a lista é atualizada periodicamente para refletir a dinâmica do crime. A iniciativa também permite a participação da população, que pode enviar denúncias anônimas pelos telefones 190 e 197 .

Entre os nomes que se destacam, estão:

  • Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, conhecido como Abelha, integrante do conselho do Comando Vermelho . Após sair da prisão em julho de 2021, se escondeu no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, junto com Edgar Alves de Andrade, o Doca, chefe da comunidade. É apontado como uma das principais lideranças do CV nas ruas.
  • Emílio Carlos Gongorra Castilho, apelidado de Bill ou Cigarreira, é apontado pela Polícia Civil de São Paulo como possível mandante da morte de Vinícius Gritzbach, delator do PCC, além de policiais civis. Possui mandado de prisão ativo e condenação superior a 11 anos, liderando uma organização criminosa com atuação nacional.
  • Sonny Clay Dutra, traficante internacional de drogas de Minas Gerais, líder de grupo com operações em diversas localidades do estado e conexões com outras organizações criminosas no Paraguai . Também possui mandado de prisão em aberto.

O Programa Captura, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), integra as ações das polícias civis, militares e unidades de inteligência estaduais e federais.

Além de agilizar a captura de foragidos, fortalece o intercâmbio de informações entre estados e promove boas práticas e capacitação das equipes envolvidas.