
Na decisão, o juiz Pedro Ivo Caruso D’Ippolito pontuou que não havia indícios que confirmassem abandono ou negligência por parte da mãe . Além disso, o magistrado salientou que as causas do incêndio ainda estão em investigação.
“Embora o resultado seja de extrema gravidade, os elementos até então coligidos não permitem afirmar, com a segurança necessária, que a genitora tenha agido com dolo ou culpa relevante penalmente. Assim, mostra-se adequada a concessão da liberdade, sem prejuízo de posterior reavaliação caso surjam novos elementos probatórios no curso da investigação” , diz trecho da decisão.
Curto-circuito teria causado o acidente
Na audiência, Ester Silva Simões alegou que estava na sala quando o fogo iniciou. Segundo ela, o acidente teria sido causado por um curto-circuito na rede elétrica do quarto onde os bebês de um ano estavam.
Ainda de acordo com ela, ao perceber a fumaça, tentou entrar no cômodo, que foi consumido rapidamente pelas chamas . Ester ainda teria buscado ajuda com os vizinhos
Apesar da liberdade, o juiz determinou que Ester compareça mensalmente ao juízo por dois anos, como também está proibida de sair do Rio de Janeiro, por mais de 10 dias, sem autorização judicial . O caso segue sob investigação.