
As atividades da Zona Azul da COP30 foram canceladas após um incêndio de grandes proporções atingir um dos pavilhões da aréa onde ocorrem as negociações oficiais do evento.
O incêndio começou por volta das 14h, no estande China. Segundo relatos de pessoas que estavam no local, houve correria e o pavilhão foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a organização da COP30, o fogo já está controlado e não houve feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.
Por meio das redes sociais, governador do Pará, Helder Barbalho, tranquilizou a população.
"O incêndio na Zona Azul da COP30 está controlado! As equipes agiram rapidamente para evacuar a área e o Corpo de Bombeiros está trabalhando no rescaldo do fogo. A brigada foi acionada pela ONU Brasil, responsável pela gestão do espaço durante a conferência."
Em conversa com jornalistas, o ministro do Turismo, Celso Sabino explicou que os materiais que forram a estrutura do pavilhão atingido pelas chamas são resistentes a incêndios.
"Nós estamos quase em frente a um grande batalhão do Corpo de Bombeiros. Nós contamos com um grande esquema de contingência para qualquer eventualidade" , disse o Sabino.
Segundo o ministro, as atividades na Zona Verde seguem normalmente.
Em nota, o governador da ONU, Antônio Gutierres, informou que a Zona Azul não será reaberta até às 20h, e que mais informações serão divulgadas em breve.
A causa do incêndio ainda não foi esclarecida e a organização do evento investiga se um celular teria iniciado o fogo.