Após transbordar, nível da água no Guaíba reduz nesta sexta (27)

Tendência é de diminuição em todos os pontos da bacia hídrica nas próximas horas

Bacia hídrica do Guaíba, em Porto Alegre
Foto: Reprodução/WIKICOMMONS
Bacia hídrica do Guaíba, em Porto Alegre


O nível do Guaíba , no Rio Grande do Sul , apresenta queda no início desta sexta-feira (27), seguindo a tendência de baixa iniciada na quinta, aponta a MetSul Meteorologia. A  cheia atual atingiu seu primeiro pico na quarta-feira (25) em Porto Alegre , e desde então o nível vem recuando gradualmente.

Na noite de terça (24), o rio Guaíba transbordou no Cais Navegantes , importante marco de controle da bacia hídrica na zona norte da capital gaúcha. Ruas próximas às margens ficaram alagadas.

Redução do nível

Dados das estações de monitoramento mostram que o nível das águas reduziu em todos os pontos de medição nesta sexta. No Cais Navegantes, área que capta melhor a vazão que chega do Rio Jacuí , as águas estavam em 3,06 metros no final da madrugada, após o pico de 3,26 metros na quarta.

As medições no Jacuí corroboram para a análise de que uma menor quantidade de água está chegando à capital gaúcha. No Cais C6, próximo à Estação Rodoviária, onde o nível chegou a 3,01 metros na manhã de quarta, a régua indicava 2,83 metros no fim da madrugada desta sexta, com viés de baixa, explica a MetSul. 

Já no portão central do Cais Mauá, no Centro Histórico, o pico provisório foi de 2,95 metros na quarta e recuou para 2,80 metros nas primeiras horas de hoje.

Previsão para os próximos dias

Apesar da tendência de continuidade no recuo gradual para as próximas horas, a expectativa é de uma nova onda de vazão ao longo da próxima semana. 


A chuva intensa prevista para este fim de semana nas bacias que abastecem o Guaíba, especialmente nas nascentes do Jacuí e em áreas dos rios Taquari, Caí e Sinos, vão ser responsáveis pela nova cheia.

Segundo a MetSul, as chuvas devem elevar novamente o nível do Guaíba de forma rápida e acentuada, com um segundo pico já sobre um nível que estará alto.