SP: projeto vai recompensar ciclista com crédito no Bilhete Único

Piloto do programa Bike SP está com inscrições abertas para selecionar mil voluntários na capital paulista

Ciclovia na Avenida Brigadeiro Faria Lima, região oeste de São Paulo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ciclovia na Avenida Brigadeiro Faria Lima, região oeste de São Paulo



O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da  Universidade de Sâo Paulo (USP) e o FGV Cidades, Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, estão testando de um aplicativo do programa Bike SP , que prevê recompensar ciclistas com créditos no Bilhete Único por trajeto percorrido.

Desenvolvido há dois anos, o projeto piloto está ampliando os testes com a participação de voluntários que já podem se inscrever.

O estudo inicial prevê a participação de cerca de mil pessoas e as inscrições podem ser feitas até 30 de junho, pela internet .

Podem participar pessoas com idade acima de 18 anos, moradores da cidade de São Paulo, que tenham bicicleta e um Bilhete Único ativo.

Será fornecido aos voluntários, de acordo com os pesquisadores, um minicurso gratuito e obrigatório sobre segurança no trânsito. A partir daí, os aprovados serão informados por e-mail

A partir de julho, os participantes selecionados deverão baixar o aplicativo Bike SP (disponível apenas para celulares Android) e registrar seus deslocamentos entre endereços previamente cadastrados.

Em agosto, o experimento começa: até duas viagens por dia poderão gerar créditos no Bilhete Único, a serem creditados diretamente no cartão e validados nas máquinas de recarga física já disponíveis em terminais e estações de transporte público de São Paulo.

Mudança de comportamento

Segundo Fabio Kon, professor de Ciência da Computação do IME e um dos coordenadores do projeto, o piloto do Bike SP é uma oportunidade única para testar, com base científica, se incentivos financeiros são capazes de mudar comportamentos de mobilidade urbana


“Nosso objetivo é gerar evidências que ajudem o poder público a tomar decisões mais eficientes e justas, com potencial de aliviar o trânsito, reduzir emissões e gerar economia para o sistema de transporte”, afirma Biderman.

O programa Bike SP foi criado pela Lei Municipal 16.547/2016, que estabeleceu a possibilidade de remunerar ciclistas como forma de estimular a mobilidade ativa e reduzir o uso de transporte motorizado.

A cidade de São Paulo possui 770 km de malha cicloviária , com meta da capital é quintuplicar o número de ciclistas nas ruas até 2030, conforme previsto no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050.