Pescadores em caiaques são cercados por tubarões

O episódio ocorreu a cerca de 1.500 metros da costa, onde os animais foram atraídos por um cardume de manjubinhas

Tubarão em Saquarema
Foto: Reprodução/X
Tubarão em Saquarema


Na última terça-feira (25), pescadores esportivos que estavam em caiaques na Praia da Vila, em Saquarema , na Região dos Lagos do Rio de Janeiro , encontraram um grupo de tubarões enquanto realizavam atividades no mar.

O episódio ocorreu a cerca de 1.500 metros da costa, onde os animais, possivelmente da espécie tubarão-limão, foram atraídos por um cardume de manjubinhas, pequenos peixes que fazem parte de sua alimentação.

O momento foi registrado por um dos pescadores, que produzia conteúdo para suas redes sociais. Nas imagens, os tubarões aparecem nadando próximos aos caiaques e um deles chega a saltar para capturar uma presa.

A situação gerou surpresa entre os pescadores, como demonstrado por um deles ao afirmar: “Meu Deus do céu, tem um monte.”

A presença de tubarões na região não é incomum, especialmente nesta época do ano, quando cardumes de peixes se aproximam da costa, atraindo predadores marinhos. Especialistas apontam que esse fenômeno indica um ecossistema equilibrado.

“A cena assusta, mas é a natureza fazendo seu trabalho. É um ecossistema saudável. E os pescadores estavam com risco baixo de serem atacados, porque os tubarões-limões se alimentam de peixes e raramente ficam perto da praia.”, explicou a bióloga Maiara Mendes ao Portal iG .


Os tubarões permaneceram na área por cerca de uma hora, concentrados na alimentação do cardume. Durante esse período, os pescadores observaram o comportamento dos animais, mantendo-se em seus caiaques.

Segundo relatos do vídeo, os tubarões não demonstraram comportamento agressivo e, após se alimentarem, seguiram seu curso natural pelo oceano.