
Os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) nos cargos que exigem curso de formação foram convocados para fazer matrícula a partir desta segunda-feira (10).
O Ministério da Gestão homologou na última esta sexta-feira (7) os resultados finais do CNU, para os cargos que não possuem curso de formação. As listas foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) .
Já para as carreiras que possuem essa etapa, os candidatos devem ficar atentos, porque a participação no curso é obrigatória e a aprovação é essencial para garantir a nomeação.
No caso de cursos organizados pela Enap (cargos EPPGG, ATI, ATPS, AIE, ACE), a matrícula deve ser feita online pelo site da escola, entre segunda-feira (10) e dia 18 de março.
Já para os cursos do Cebraspe, as datas de matrícula são diferentes: Antaq (13/3 a 20/3); ANS (13/3 a 17/3); ATF/MTE (edital para matrícula deve sair dia 11/3) e Aneel (edital para matrícula deve sair dia 12/3). As informações estão disponíveis no site da banca.
Quem não realizar a matrícula dentro do prazo será automaticamente eliminado do cargo.
O curso de formação
Esta etapa é destinada a ensinar aos aprovados nas últimas etapas todos os conhecimentos técnicos e práticos necessários para o exercício de suas respectivas atividades, bem como avaliar suas habilidades.
Os cursos serão realizados em Brasília (DF ) e Rio de Janeiro (RJ), com exceção do curso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT ), que será oferecido em formato híbrido.
A carga horária varia entre 140 e 580 horas, conforme o cargo, e as aulas serão conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) e agências reguladoras (ANEEL, ANTAQ e ANS).
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, salvo servidores públicos federais que optarem por manter seus vencimentos.
Os candidatos devem acompanhar frequentemente as atualizações no site oficial e estar atentos aos prazos estipulados pelo edital.