
Os fortes temporais que atingiram a cidade de Recife (PE)
, nesta quarta-feira (5), deixaram ruas e bairros alagados. Segundo a Defesa Civil do Estado de Pernambuco, ao menos, duas pessoas morreram em decorrência do temporal.
Entre as mortes está a de um homem que morreu no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Ele teria sofrido um choque elétrico em uma rua alagada.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspendeu o abastecimento de água
em alguns locais por conta do risco de danos às tubulações de água por conta das chuvas.
A cidade está em alerta máximo devido as fortes chuvas. Segundo site ClimaTempo, grandes e intensas áreas de instabilidade associadas à atuação e deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) se espalharam para parte da Região Nordeste.
As pancadas de chuvas devem durar até a sexta-feira (06), inclusive nas capitais Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís. Há potencial de temporais, com raios e vento forte. Esse fenômenos podem causar alagamentos e outros transtornos.
Canal da Agamenon Magalhães transbordou 👇 pic.twitter.com/46CQd12ueR
— Racreche Arrependida (@racreche) February 5, 2025
Resposta da prefeitura
Em nota ao portal iG, o Centro de Operações do Recife (COP) informou que "a cidade renovou, no final da tarde desta quarta-feira, o estágio de Alerta Máximo – quando condições meteorológicas extremas representam risco máximo à população e exigem a formação de uma ampla força-tarefa para o restabelecimento da normalidade – que vigorava desde às 10h20. No início da noite, o prefeito João Campos comandou mais uma reunião no COP para pactuar a atuação do órgão nas próximas horas. A orientação da Prefeitura é que moradores de áreas de risco procurem locais seguros ou abrigos do município em caso de necessidade".
Segundo o município, nas últimas 24 horas foram registradas chuvas que superaram 150 mm em algumas localidades. A Prefeitura do Recife está disponibilizando 10 abrigos em todas as regiões da cidade:
- Centro Social Bidu Krause (Totó);
- Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba);
- Escola Municipal Célia Arraes (Várzea);
- Escola Municipal de Água Fria (Água Fria);
- Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira);
- Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro);
- Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura);
- Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral);
- Igreja Batista do Caçote (Areias);
- Igreja Batista Nacional (Coqueiral).
A prefeitura informou ainda que as aulas presenciais dos turnos da tarde e noite da rede municipal foram suspensas na quarta-feira.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) disse que, até às 18h, recebeu 40 chamados para quedas de galhos ou de árvores - sendo 27 solucionadas, seis em andamento e o restante já está sob monitoramento das equipes de rua.
🌧️ A cidade foi impactada por chuvas extremas. Permaneça em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. Uma ampla força-tarefa está atuando para prevenir perdas e salvar vidas.
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) February 5, 2025
A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife informou que, até as 18h desta quarta-feira, recebeu 292 solicitações, incluindo pedidos de colocação de lonas e vistorias. Diante das chuvas intensas que atingem a cidade, a orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800-081-3400, que funciona 24 horas.
Suspensão de serviços de saúde
A Secretaria de Saúde do Recife explica que, em razão das chuvas, o atendimento ambulatorial na rede municipal foi suspenso nesta quarta-feira, permanecendo em funcionamento os serviços de pronto atendimento (SPAs), a exemplo das maternidades, hospitais e emergências para adultos e crianças.
Com isso, os pacientes que tinham consultas marcadas para hoje nas Unidades de Saúde da Família (USF e USF Mais), Unidades Básicas Tradicionais (UBTs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e ambulatórios das policlínicas, além da rede conveniada ao município, terão o atendimento reagendado para data mais próxima, de modo que não haja prejuízo aos usuários do SUS.
Esse vídeo foi de hoje pela manhã no Recife, cadê o prefeito que fechou as vias que as águas da chuva sempre escória pic.twitter.com/QlfT5fJ4cp
— Eduardo Lobo (@edu_Surfskate) February 5, 2025
Os pacientes com consultas, exames e procedimentos marcados já foram contactados pela Central de Regulação do Recife - por isso, uma orientação importante para a população é manter o telefone, preferencialmente WhatsApp, atualizado no Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/910).
"Será através dele que enviaremos uma mensagem comunicando dia, horário e local do novo atendimento. Outro meio de fazer isso é via Conecta Zap da Prefeitura (81 99117-1407). A Saúde também orienta as pessoas a evitarem, quando possível, o contato com a água acumulada nas vias, prevenindo doenças de veiculação hídrica, a exemplo da leptospirose, e andar sempre com os pés protegidos, evitando cortes e outras lesões", disse a nota enviada ao portal iG.
Ainda segundo o comunicado, a rede de saúde do Recife registrou 49 ocorrências causadas pelas chuvas, todas de menor gravidade, a exemplo de infiltrações e dificuldade de acesso devido a alagamentos nas áreas externas.
A Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, registrou queda no abastecimento de energia, mas o atendimento está mantido com o suporte de gerador.
Transporte e trânsito
Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), até às 17h30, Av. João de Barros se encontra interditada na altura da esquina com o Supermercado Extra devido a queda de uma árvore. Agentes se direcionaram ao local para orientar o trânsito.
A CTTU destacou que as seguintes vias se encontram alagadas:
– Marechal Mascarenhas de Moraes - Próximo a Tambaí veículos - nos dois sentidos
– Rua do Acre - Ao lado do mercado público de Afogados
– Rua Imperial - Sob o pontilhão
– Dr. José Rufino - Próximo ao Colégio Visão
– Av Recife - Após a entrada de Jardim São Paulo - Sentido Aeroporto
– Túnel Felipe Camarão - Jordão
– Túnel Augusto Lucena - Boa Viagem
Também na parte da manhã desta quarta-feira, a CTTU recebeu 16 chamados para manutenção de semáforos. O Túnel Josué de Castro, no Pina, chegou a ser interditado no final da manhã, mas ao longo da tarde foi liberado para circulação de veículos. Ao longo do dia, 107 agentes foram destacados para orientar os condutores nas vias.
A CBTU Recife chegou a informar no período da manhã o fechamento das estações do Metrô do Recife devido ao alagamento da via e de outros setores. Por volta das 18h, as estações da Linha Centro foram reabertas e a circulação de trens restabelecida.
Mudança no funcionamento
Em comunicados através das suas redes sociais, o Governo de Pernambuco anunciou que suspendeu o expediente, a partir das 14h, nas repartições e entidades da administração da direta e indireta do Estado, nos municípios mais impactados pelo fenômeno climático.
A prefeitura de Recife também anunciou suspensão das atividades de cultura, turismo e lazer desta quarta-feira, assim como outras atividades e atendimentos não essenciais.
ATENÇÃO!
— Governo de Pernambuco (@governope) February 5, 2025
Em razão das fortes chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife, o Governo de Pernambuco suspendeu o expediente, a partir das 14h, nas repartições e entidades da administração da direta e indireta do Estado, nos municípios mais impactados pelo fenômeno climático. pic.twitter.com/ROWK7ldmLc
Em atualização
Veja as imagens
Chuvas em Recife Pernambuco. Av Agamenon Magalhães. Um dia mais importantes corredores da cidade. São mais de 12 km. Nesse trecho o canal transbordou causando transtornos no trânsito essa manhã. pic.twitter.com/HDTJNpbH1U
— ⚔️🇧🇷⚔️ Realiberdade/Realndependência⚔️🇧🇷⚔️ (@Realndependence) February 5, 2025
🚨SITUAÇÃO DO BAIRRO DE AFOGADOS DURANTE AS CHUVAS DE HOJE! pic.twitter.com/opaM8EtsWQ
— Recife Ordinário (@recifeordinario) February 5, 2025