O acumulado de chuva em Santana do Paraíso (MG) chegou a 216 milímetros na madrugada deste domingo (12). A prefeitura afirma que foi o pior temporal da história da cidade, que tem 48 mil habitantes.
A cidade fica a cerca de 25 km de Ipatinga, no Vale do Aço. Segundo o portal Diário do Aço, a cidade registrou uma morte após as fortes chuvas, causado por um deslizamento de terra. Quatro pessoas foram resgatadas em ações emergenciais.
Duas escolas foram preparadas para receber desabrigados, além de dois centros de saúde abertos no domingo para ficarem de prontidão.
Tragédia em Ipatinga: Chuvas intensas causam mortes e desabamentos
Em Ipatinga houve desabamento de casas, resultando na morte de pelo menos nove pessoas , incluindo duas crianças. Cerca de 150 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para o Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão, que também funciona como ponto de arrecadação de doações de água, alimentos e produtos de higiene.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), anunciou que, a partir de segunda-feira (13), será publicado um decreto para o pagamento de um salário mínimo às famílias mais afetadas, mediante avaliação. Segundo ele, os impactos da chuva foram maiores do que o estimado inicialmente, com registros de 204mm somente no bairro Betânia , superando a previsão de 80mm em uma hora.
O Corpo de Bombeiros confirmou que, entre as tragédias, uma casa com cinco moradores desabou, resultando em duas mortes e quatro desaparecimentos.