Em uma enchente, o veículo pode servir de abrigo
Reprodução/redes sociais
Em uma enchente, o veículo pode servir de abrigo


No começo de 2025,  fortes chuvas provocaram enchentes e destruição em diversas cidades do Brasil, como no interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Dom Silvério (MG), por exemplo,  nove pontes foram derrubadas e enchentes prenderam pessoas dentro de suas casas. No dia 9 de janeiro, ao menos 18 estados estavam com alertas de riscos de temporais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Minas Gerais, Espírito Santo e no sul da Bahia, um alerta vermelho foi emitido, indicando "Grande Perigo" devido ao alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

O que fazer se o carro ficar preso na enchente

Com base nos alertas e nos riscos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais publicou um vídeo nas redes sociais para ensinar a população a tomar a atitude correta em casos de estar dentro do carro e ele ficar preso em uma enchente, ou até mesmo o que fazer caso o veículo caia em um rio.

Segundo a corporação, o principal passo é manter a calma e lugar no 193, número nacional de emergência do Corpo de Bombeiros. Eles explicam também que durante uma chuva intensa é mais seguro permanecer dentro do carro, afastado de árvores e outros potenciais perigos de quedas.

Caso a água continue a subir, os militares indicam que a pessoa abra a janela do veículo e suba para o teto, para se manter no ponto mais alto e seguro possível. A atitude também o deixa mais visível para o resgate.

Para situações em que a janela do carro não abra, como por exemplo em panes elétricas, a indicação dos bombeiros é achar uma maneira de quebrar o vidro — o alerta é para casos em que essa atitude seja a última saída. No vídeo, o militar utiliza um apoio de cabeça do banco para isso.


Novos alertas de chuva

Nesta sexta-feira (10), o Inmet alerta para possíveis chuvas fortes em ao menos 23 estados. No litoral sul do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, um alerta laranja foi emitido, sinalizando "perigo" para a população devido ao risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

O litoral paulista terá um período de chuvas fortes, especialmente em Peruíbe, onde o município já registrou 283 mm de chuva nas últimas 48 horas, superando a média prevista para todo o mês de janeiro.

Veja o vídeo de instruções do Corpo de Bombeiros de MG:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!