Três pessoas morreram e duas ficaram internadas após comerem um bolo em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Primeiras análises laboratoriais indicaram a presença de arsênio no sangue de uma das vítimas e de três sobreviventes — a substância é extremamente tóxica e pode levar à morte.
As vítimas são Neuza Denize Silva dos Anjos, Tatiana Denize Silva dos Anjos e Maida Berenice Flores da Silva. A mulher que preparou o bolo e um menino de 10 anos seguem internados e estão "clinicamente estáveis"
O caso
Sete pessoas da mesma família começaram a passar mal durante um café da tarde em uma casa na última segunda-feira (23) e, dessas, apenas uma não teria comido o bolo. A mulher que fez o doce em Arroio do Sal e levou para Torres também foi hospitalizada. Os corpos das três vítimas foram encaminhados para necropsia no Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os resultados devem ser divulgados na próxima semana.
Quem comeu o bolo foram três irmãs, o marido de uma delas, a filha e o neto de outra. Quem não comeu foi o marido da outra irmã.
Quem morreu?
- Maida Berenice Flores da Silva, de 58 anos
Ela foi identificada como a "irmã 2" e estava entre as duas primeiras pessoas que tiveram a morte confirmada entre a noite de segunda (23) e madrugada de terça (24). A causa da morte foi apontada como parada cardiorrespiratória.
Ela foi sepultada em Canoas (RS) na tarde dessa quarta (25).
- Neuza Denize Silva dos Anjos, de 65 anos
Identificada como "irmã 3", era a mãe de Tatiana dos Anjos, que também morreu após comer o doce, e avó do menino de 10 anos que está internado. Ela foi a terceira a morrer, na noite de terça, após passar um dia internada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres.
A causa da morte foi tida como "choque pós intoxicação alimentar". Ela também foi sepultada em Canoas, mas na quinta (26).
O arsênio foi encontrado no sangue de Neuza e das duas pessoas internadas.
- Tatiana Denize Silva dos Anjos, de 43 anos
Tatiana era filha de Neuza e está entre as duas primeiras que tiveram mortes confirmadas, entre a noite de segunda e madrugada de terça, após ser internada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres.
A causa da morte foi parada cardiorrespiratória, segundo boletim médico. Ela também foi sepultada em Canoas, na tarde de quarta-feira (25).
Quem está internado?
- Mulher que fez o bolo
Esta é a "irmã 1", que não teve o nome divulgado. Ela continua internada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres, teve melhora e está "clinicamente estável", segundo boletim divulgado na manhã desta sexta (27).
A mulher foi a única pessoa que comeu duas fatias do bolo, segundo a investigação da Polícia Civil.
Arsênio também foi identificado no sangue dela. A polícia investiga hipóteses de envenenamento ou intoxicação alimentar.
- Menino de 10 anos
O menino é filho de Tatiana e neto de Neuza, e segue internado. Ele também teve melhora e está "clinicamente estável".
Arsênio foi encontrado no sangue dele.