Mergulhadores começam buscas por desaparecidos após queda de ponte entre TO e MA

Quatro pessoas foram encontradas sem vida até o momento; um homem foi resgatado por moradores e levado ao hospital

Bombeiros fazem buscas por desaparecidos no rio Tocantins
Foto: BOMBEIROS MILITAR/GOVERNO DO TOCANTINS
Bombeiros fazem buscas por desaparecidos no rio Tocantins

A Marinha e o Corpo de Bombeiros intensificaram, nesta quarta-feira (25), as buscas submersas pelos desaparecidos na tragédia da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira , que desabou no domingo (22), na BR-226 , conectando Aguiarnópolis ( TO ) e Estreito ( MA ). Até o momento, 13 pessoas seguem desaparecidas, enquanto quatro mortes foram confirmadas.  

Com o apoio de 29 mergulhadores e cerca de 90 profissionais, a operação foi retomada às 6h30 desta quarta-feira, após ser suspensa na noite de terça-feira (24). As equipes utilizam embarcações e realizam buscas submersas na tentativa de localizar as vítimas.

No momento do acidente, dez veículos trafegavam pela estrutura, incluindo motos, carros de passeio, caminhonetes e caminhões. Dois desses caminhões transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico, enquanto outro carregava 22 mil litros de defensivos agrícolas.  

Vítimas confirmadas  

Entre os corpos encontrados, estão Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, localizada no rio na terça-feira (24). A menina estava em um caminhão que transportava portas de MDF, vindo de Dom Eliseu, no Pará. Também foi identificado Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos, motorista do caminhão carregado com defensivos agrícolas.  

Ainda na terça-feira, às 11h20, foi encontrado o corpo de Andreia Maria de Souza, de 45 anos, motorista de um dos caminhões que transportavam ácido sulfúrico. No domingo (22), o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, foi localizado. Ela era natural de Estreito (MA), mas residia em Aguiarnópolis (TO).  

Um homem de 36 anos foi resgatado com vida por moradores e levado ao hospital de Estreito.  

Ácido sulfúrico é "irrelevante"

O vazamento de ácido sulfúrico nas águas do rio Tocantins é considerado  "irrelevante" e não compromete as operações de buscas pelos desaparecidos no incidente. A informação foi compartilhada pela superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA), Viviane Brandão, ao UOL.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos veículos que caiu no rio carregava ácido sulfúrico e outro produtos químicos agrícolas. A informação fez com que as buscas fossem suspensas por um curto período. Até o momento, as informações são de que quatro pessoas morreram e 13 estão desaparecidas, entre elas, duas crianças.

Queda da ponte

Um trecho de uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22) . De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), oito veículos caíram da ponte.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o desabamento aconteceu após o vão central da ponte ceder. O trecho tinha mais de 500 metros de extensão.

O órgão começou uma investigação para entender o motivo do desabamento. Eles interditaram o trecho e indicaram rota alternativa:

"Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA".