Parte da ponte cedeu, levando consigo caminhões garregados de produtos tóxicos
Agência Brasil
Parte da ponte cedeu, levando consigo caminhões garregados de produtos tóxicos


Após queda de ponte, o abastecimento local de água de Imperatriz, segundo maior cidade do Maranhão, foi cortado nesta segunda-feira (23), o que causou desespero na população e uma superlotação em supermercados e depósitos para comprar água mineral.

O corte de água aconteceu após caminhões com carga química caírem no rio Tocantins durante o domingo, 22. Estima-se que ao menos 10 mil litros de ácido sulfúrico tenham caído na água, além de outro caminhão carregar agrotóxicos.

A água, enta, ficou contaminada e a distribuição foi interrompida, de acordo com a Defesa Civil de Estreito (MA). 

Disputa por água

Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram uma grande disputa em mercados por água potável. As imagens mostram famílias comprando dezenas de garrafas de cada vez para garantir um estoque de água potável para as festas de final de ano. 

Eu fiquei até um pouco espantada, estava bem cheio para aquele horário da manhã," disse Renata Rodrigues , estudante, ao UOL. “[Tinha ] principalmente muita gente comprando água. As pessoas estavam nas filas com vários engradados. As pessoas ficaram espantadas por causa do anúncio da parada do fornecimento, com muito medo de ficar sem água para beber e para fazer os usos, principalmente durante o feriado.

Diversos depósitos do local interromperam, ainda, as entregas para atenderem pessoas que vão pessoalmente buscar águas e botijão de gás. 

Como não há previsão para a volta de água, tanto o Caema como as prefeituras de Imperatriz e Estreito e o governo do estado de Tocantins pediram uso consciente de água, e evitar o uso o mais estritamente possível. 

Avaliação de qualidade da água

Em breve, deverá sair o resultado dos exames que buscam entender nível de contaminação da água. Apenas entendendo disso as autoridades poderão tratar a água ou liberar acesso para população.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!