Chuvas são esperadas na maior parte do país
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Chuvas são esperadas na maior parte do país

Esta segunda-feira (23) — a penúltima de 2024 — será marcada por muitas pancadas de  chuva em quase todo o país, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, que estão em alerta para chuvas fortes e volumosas. Essas áreas podem, inclusive, sofrer com transtornos em decorrência da precipitação.

A umidade e calor que atinge o Brasil facilita a formação de nuvens carregadas, que podem levar a chuvas fortes, de acordo com a Climatempo.

Embora sejam esperados grandes volumes de chuva pelo país, a maior parte da região Sul deve ficar fora dos alertas nesta segunda. O litoral do Paraná, porém, fica em estado de atenção para chuvas moderadas a fortes.

Na grande Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, a chuva pode ser moderada.

No Sudeste, há previsão de chuvas principalmente na região litorânea de São Paulo e sul do Rio de Janeiro (especialmente perto de Peruíbe até Angra dos Reis, com expectativa de grandes acumulados de chuva até o fim do dia, o que aumentam o risco de alagamentos e até deslizamentos de terra).

Também há alerta de perigo para áreas da região Serrana e o Noroeste do Rio de Janeiro, áreas de divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e a região mineira do Vale do Rio Doce.

Há risco de temporais ainda na parte metropolitana do Rio de Janeiro, na região dos Lagos, no litoral norte fluminense, no litoral do Espírito Santo e no norte capixaba, Na Zona da Mata mineira, na grande Belo Horizonte, em todo centro-oeste e noroeste de Minas Gerais e também no Vale do Jequitinhonha.

E chances de chuva moderada a forte no litoral sul de São Paulo, no Vale do Paraíba Paulista, no Sul do estado do Rio (região de Resende e Volta Redonda), no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. O norte do estado de São Paulo também está em alerta. Na Grande São Paulo também pode chover, mas não há previsão de chuvas fortes.

No Centro-Oeste, o alerta é para risco de temporais, principalmente no Distrito Federal, quase todas as áreas de Goiás, incluindo a região de Goiânia, e também para todo o centro, oeste, leste e norte de Mato Grosso.

Deve-se ter atenção para pancadas de chuva forte a moderadas em Cuiabá, sul de Mato Grosso e sul de Goiás. Pancas de chuva fortes devem atingir Campo Grande, na região de Corumbá, e todo centro-norte de Mato Grosso do Sul.

O Norte também tem alerta de temporais no norte do Tocantins, para a região de Tucuruí, no leste do Pará, no extremo norte do Amapá, em todo o oeste e sul do Amazonas e também para os estados do Acre e de Rondônia.

Pancadas moderadas a fortes são esperadas em Roraima, na região de Macapá e nas outras áreas do Amapá, em Belém, no nordeste do Pará, no centro-oeste sul paraense, em Palmas e nas demais áreas do Tocantins, em Manaus e em todo o centro, norte e leste do Amazonas.

E, por fim, no Nordeste, há alerta para temporais no centro-sul do Maranhão. Outras regiões devem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, como as demais áreas do Maranhão, incluindo São Luís, em Teresina e em todo o interior do Piauí, no oeste da Bahia e na região baiana do Vale do São Francisco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!